VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Grama - Xanthorrhoea Johnsonii
Árvore Grama

Matéria: Árvore Grama - Xanthorrhoea Johnsonii

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É um arbusto perene de crescimento lento, nativo do oeste da Austrália, cresce naturalmente em solos arenosos e bem drenados de florestas abertas. Pertence à família botânica Asphodelaceae. Conhecido também como grama de ferro, árvore grama e cauda de canguru.

Características da Árvore Grama - Xanthorrhoea Johnsonii

É uma planta é uma planta caudiciforme muito interessante, tem grossos troncos enegrecidos, encimado por um aglomerado de folhas densas e relvadas. Leva décadas para atingir a plena maturidade e pode viver até 600 anos.
Estas plantas são freqüentemente encontradas crescendo em encostas ou colinas. Isso indica que eles gostam de uma boa drenagem e supor
am condições ruins de solo rochoso.

As bases de folhas gastas criam um tronco, semelhante ao de uma cicadácea. Eles são tipicamente espécimes de tronco único que crescem até 4 m de altura, mas espécimes raros de múltiplos troncos podem ocorrer. Pequenas mudanças em sua direção do tronco são geralmente causadas por um novo crescimento após as flores da árvore, enquanto as principais dobras foram causadas por acidentes, como uma outra árvore caindo sobre o ápice ou empurrando-o para cima. Normalmente, a árvore tentará continuar crescendo verticalmente.

Cada árvore é única e tem anos de história refletida em sua forma. Tem um tronco que é tipicamente preto como resultado de incêndios florestais. O tronco é composto por uma massa de velhas bases foliares mantidas juntas por resina natural, que pode levar 10 anos antes de começar a se formar. O centro do tronco é preenchido com um material fibroso. Durante os incêndios, o calor intenso derrete a resina natural no tronco e isso escorre e se solidifica.

Fora dos topos dos troncos, surge uma massa de folhas longas e finas, mas firmes, semelhantes a gramíneas, que se estendem por cerca de 1 m, arqueando-se sobre o tronco. A agulha como folhagem reduz a perda de umidade durante os períodos de clima quente, o que torna a árvore resistente à seca.

O sistema radicular é raso, com o objetivo principal de ancoragem. Em torno das raízes estão micróbios chamados fungos micorrízicos que são essenciais para a absorção de nutrientes em solos deficientes e também protegem as raízes contra alguns fungos patogênicos.

Na natureza, é raro uma árvore com menos de 80 cm produzir um pico de flores. Em bom solo, porém, eles podem florescer mais cedo e até produzir mais de um pico, que pode então se transformar em mais cabeças.

O talo florido cresce a uma taxa de 2 a 3 cm por dia, atingindo uma altura de mais de 3m, porém a taxa de crescimento de Xanthorrhoea johnsonii é muito lenta cerca de 2,5cm por ano, que uma vez estabelecidas, essas plantas são extremamente resistentes, mas podem levar alguns anos para que a planta se ajuste completamente e se adapte.


Flores com cheiro de mel normalmente aparecem na primavera ou após um incêndio e são brancas a creme em pontas longas. As flores são muito atraentes para pássaros, abelhas e borboletas, e os picos de flores altas e arborizadas são características espetaculares.

Como plantar e cultivar a Árvore Grama - Xanthorrhoea Johnsonii

Irá crescer em solo bem drenado. Estas plantas são mais bem desenvolvidas em jardins onde o nível de fósforo não é gerado. Evite os locais sujos ou baixos que retêm a água durante a estação chuvosa. Se o solo não for adequado, então os canteiros elevados (1 m de altura) preenchidos com uma mistura de solo de drenagem livre remediarão a situação. Construa a área com solo arenoso misturado com qualquer meio que forneça volume sem nutrientes, como cascalho, pedras, tijolos quebrados, areia grossa ou seixos. Ela crescerá melhor em marga ou barro arenoso.

A Floração na natureza ocorre após um incêndio florestal e na ausência de incêndios, só irá florescer em uma boa temporada ou se são plantas muito saudáveis. Colocar fogo na...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797