VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Orquídea Cattleya acuensis
Cattleya acuensis

Matéria: Orquídea Cattleya acuensis

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É encontrada na região sudeste do Brasil, na Serra dos Órgãos situada no pico do Açu por volta dos 2.100 metros de altura.
Crescendo em pleno sol em seu habitat nativo nas elevações mais elevadas do Brasil, Sophronitis coccinea exibe flores abundantemente.

Características da Orquídea Cattleya acuensis

são epífitas que vivem nas árvores ao longo de riachos em ravinas nas encostas, com umidade por volta de 80% e temperaturas de 15 e 25º C, epífitas que ocorrem em lugares sempre bem iluminados, em torno de 70% (nunca sol forte) e com grande circulação de ar.

Flores da Orquídea Cattleya acuensis

Possui flores delicadas, pétalas e sépalas vermelhas e o labe
o amarelo, com flores ligeiramente menores que a Sophronitis coccínea, por volta de 4 cm, e outras menores.
Sua floração se dá no outono, as flores duram cerca de 15 dias e não tem perfume.

Cultivo, plantio e cuidados com a Orquídea Cattleya acuensis

Cultivar essas espécies em regiões com altitudes de cerca de 1.000 m é possível, mas as plantas sofrem com as mudanças ambientais. Elas muitas vezes enrugam e diminuem sob estas condições, cada vez menos florescendo a cada ano. As plantas migradas para regiões ainda mais quentes (em altitudes mais baixas) as tornam "anões" que logo morrem. Outro meio alternativo de crescimento da sofronite é estabelecer as plantas diretamente em árvores vivas. As plantas se adaptam perfeitamente quando montadas em laranjeiras ou limoeiros. Finalmente, a sofronite pode ser cultivada em pedaços de madeira. Com rega abundante, ela cresce intensamente enraizada que florescem luxuosamente.
Neste caso, as plantas devem ser fertilizadas semanalmente, ou pelo menos a cada quinze dias, durante os meses de outono e inverno, quando as plantas estão crescendo. Durante o verão é aconselhável reduzir ou parar a fertilização, começando de novo até meados de outono.

Clima ideal para a Orquídea Cattleya acuensis

São plantas mais sensíveis a luz e a falta de umidade, com pétalas e sépalas em um vermelho mais escuro que o normal e um labelo maior e mais destacado numa coloração em um amarelo mais intenso.
Elas enfraquecem devido às temperaturas excessivamente quentes que ocorrem em seu ambiente. A floração exuberante dessas espécies só ocorre após as plantas se adaptarem às condições ideais de cultivo e, muito importante, depois de começarem a receber fertilizantes. As plantas cultivadas em vasos podem funcionar bem sem fertilizantes, mas não alcançarão seu potencial de floração.
Sua cultura realmente não é tão fácil, mas crescem bem se tiver fixada densamente sobre musgo que cobrem árvore em que as plantas estão crescendo.
Os vasos de plástico, não são tão adequados. Melhores resultados podem ser alcançados se o se o vaso a ser usado é feito de placa de xaxim ou samambaia de árvore. Este tipo de vaso oferece um ambiente mais frio e, portanto, mais saudável para as raízes.

Luminosidade ideal para a Orquídea Cattleya acuensis

A sofronite pode ser cultivada com sucesso se a mesma intensidade de luz da natureza é fornecida a elas. Um bom crescimento é possível mesmo sob pleno sol, desde que a planta tenha sido coletada nas mesmas condições naturais, ou foi gradualmente exposta a alta intensidade luminosa e, como sempre, com alta umidade e um meio que está constantemente úmido.
Nas florestas que são o seu habitat natural, plantas de Sophronitis coccinea, S. mantiqueira e S. acuensis são encontradas crescendo vigorosamente sob pleno sol, com sua folhagem vigorosa tornando-se uma cor mais escura, característica de proteção. No mesmo habitat, as mesmas espécies podem ser encontradas crescendo em condições sombrias, com folhas mais verdes, mas sempre floridas.

É principalmente no topo das colinas (onde a vegetação é esparsa), e no topo de árvores totalmente expostas à luz, que plantas de Sophronitis melhor germ...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797