VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Lírio do Brejo – Hedychium Coronarium
Lírio do Brejo

Matéria: Lírio do Brejo – Hedychium Coronarium

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma planta perene nativa da Ásia Tropical. Pertence a família botancia Zingiberaceae. Conhecida popularmente pelos nomes de gengibre-branco, lírio-do-brejo, lágrima-de-moça, lírio-branco, borboleta, lágrima-de-vênus, jasmin-borboleta.

Características do Lírio do Brejo – Hedychium Coronarium

Possui uma folhagem verde brilhante muito ornamental.Esta planta palustre é muito vistosa, seu porte varia entre 1,5 a 2,0 metros de altura.

Apresenta potencial invasivo. Suas flores são brancas, grandes, muito perfumadas com cheiro parecido com outras espécies de jasmim e se formam o ano todo principalmente do verão ao outono.

Suas sementes de formato ovalado e colora
ão avermelhada, a planta é encontrada nas margens de lagos e ribeirões e serve de abrigo para a fauna silvestre.

Como plantar e cultivar o Lírio do Brejo – Hedychium Coronarium

Aprecia solos ricos em matéria orgânica e brejosos, isto é, permanentemente molhados, sem, no entanto ficar abaixo da água. Deve ser cultivada à sombra.

Para que a planta se desenvolva bem e para estimular o crescimento de uma nova folhagem, recomenda-se realizar as podas no período de término do inverno

Como propagar e adubar o Lírio do Brejo – Hedychium Coronarium

Multiplica-se por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma boa parte de rizoma e folhas em cada muda.

Utilização do Lírio do Brejo – Hedychium Coronarium

Seu crescimento é muito rápido e pode ser cultivada em grupos para melhor valorização de seu efeito paisagístico.

O lírio do brejo já foi utilizado na fabricação de papel, seus rizomas (caules subterrâneos) produzem uma fécula comestível e uma essência extraída a partir da planta é utilizada na preparação de perfumes. Além disso, suas flores fornecem néctar para as abelhas.

Algumas pessoas fazem uso do lírio do brejo em preparações culinárias como chás, geléias e saladas. Existem também aqueles que ralam, processam, deixam sua raiz de molho na água e depois secam como forma de obter uma farinha que pode ser utilizada para fazer bolachas e bolos.

Por outro lado, há quem indique que o lírio do brejo é tóxico e pode levar inclusive à morte. Portanto, para ter certeza de que ele é indicado para você e não lhe trará grandes problemas, consulte o seu médico antes de começar a fazer uso da planta.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797