VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Flores / Amor Perfeito – Viola Tricolor
Amor Perfeito

Matéria: Amor Perfeito – Viola Tricolor

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma herbácea perene, ela demora 24 meses para completar o seu ciclo biológico, o que cientificamente é denominado de planta bienal. Estas plantas crescem vegetativamente no primeiro ano enquanto que no segundo florescem e dão frutos. Há muito mais espécies de ciclo anual ou perenes do que bienais.

Popularmente conhecida como Amor Perfeito e Erva Trindade, ela pertence a família botânica violaceae.

Características do Amor Perfeito – Viola Tricolor

É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1 cm de diâmetro. Cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encon
rada onde há sombra parcial.

As cores de suas pétalas aveludadas apresentam uma interessante combinação de três cores, entre as quais: o branco, amarelo, laranja, vermelho, marrom e muitos tons entre azul e roxo quase negro. A floração começa no inverno e pode ir até além da primavera.
Elas são hermafroditas, autoférteis e são polinizadas por abelhas.

Como plantar e cultivar o Amor Perfeito - Viola Tricolor

Apreciam o solo bem drenado e rico com matéria orgânica. Plante no solo composto para esse fim afofando e umedecendo o local onde será plantada, polvilhe a semente de viola, cubra com cerca de 1/4 de solo e regue bem, mantendo a sementeira úmida.

Como as mudas se desenvolvem, as mudas devem ser soltas e plantadas com cerca de 6 a 8 centímetros de distância entre cada uma. Durante a floração as regas devem ser freqüentes.

Como propagar e adubar o Amor Perfeito - Viola Tricolor

Se propaga por plantio das sementes, mas as violáceas são autoférteis, crescem sozinhas se autoreproduzindo e se desenvolvendo quando há espaço suficiente no solo para isso, mas para o florescimento necessitam do estímulo do clima frio.

Utilização ornamental e terapêutica do Amor Perfeito – Viola Tricolor

As flores têm sido usadas para fazer perfumes, corante amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico.

Seu uso se estende a fitoterapia, pois além de ser muito apreciado no paisagismo, o amor-perfeito fica lindo plantado como bordadura (nas bordas de caminhos e canteiros) ou compondo cestas suspensas em varandas ou jardineiras. Seu uso é bem abrangente, suas propriedades expectorante, diurética e relaxante é utilizada para tratando de algumas doenças como bronquite, coqueluche, asma, doenças de pele e eczemas, epilepsia, reumatismo, cistite e outros. Por ser uma das muitas espécies de plantas que têm ciclotídeos e características citotóxicas, o que significa que poderia ser usada para tratar até mesmo câncer.

Pragas e doenças que atacam o Amor Perfeito - Viola Tricolor

São o mosaico, ferrugem, mofo cinzento, lesmas, caracóis e pulgões.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797