VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas Aquática / Alface dágua – Pistia Stratiotes
Alface Dágua

Matéria: Alface dágua – Pistia Stratiotes

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma planta aquática, flutuante e perene pertencente à família botânica Araceae. A espécie é conhecida popularmente como Erva de santa luzia, repolho dágua, alface dágua, Mururê e golfo. Sua origem é incerta, acredita se que vem da América do central dos mananciais amazônico no Brasil.

Características do Açafrão Hibrido

Ela atinge uma altura média de 15 cm, é pouco exigente com cuidados e muitas vezes acabam se tornando invasiva, possui folhas aveludadas, em tom verde-claro, que formam rosetas com raízes pendentes. Embora possua flores, elas são bastante pequenas e sem importância ornamental.

Como plantar e cultivar Açafrão Hibrido

Aprecia o calor e
o sol e deve ser cultivada em água livre de cloro e outros produtos químicos. Como é flutuante não necessita substrato algum.

Como propagar e adubar o Açafrão Hibrido

Multiplica-se por separação das mudas que se formam em torno da planta mãe. Se a água for fertilizada com matéria orgânica se espalha rapidamente.

Utilização ornamental do Açafrão Hibrido

No paisagismo é utilizada em aquários, fontes, lagos e espelhos dágua. Suas folhas são verde-claro, com uma textura aveludada, muito ornamentais.

Utilizada como folha sagrada nos rituais da cultura afro brasileira, principalmente no preparo de água sagrada, denominada de Oju oró "olhos sagrado", pelo fato desta erva acompanhar toda iniciação na feitura de santo.

Também é considerada medicinal.

Pragas e doenças que atacam o Açafrão Hibrido

Trata-se de planta invasora aquática amplamente distribuída em todo o mundo tropical, onde tem limitado o aproveitamento econômico dos mananciais aquáticos.

No Brasil, os maiores danos são causados nas áreas mais quentes e em mananciais poluídos. Sua origem é incerta, sendo a planta aquática mais amplamente distribuída no mundo. Serve de local para reprodução de insetos transmissores de malária e encefalomielite


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797