VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Samambaia Aquática Flutuante - Azolla Filiculoides
Azolla Filiculoides

Matéria: Samambaia Aquática Flutuante - Azolla Filiculoides

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma espécie de Samambaia aquática de vida perene pertencente à família botânica Azollaceae. A espécie é nativa das regiões temperadas e tropicais quentes das Américas, bem como a Ásia e Austrália.

Características da Samambaia Aquática Flutuante - Azolla Filiculoides

É uma samambaia aquática flutuante, com crescimento muito rápido, capaz de se espalhar sobre as superfícies dos lagos para dar uma cobertura completa da água em apenas alguns meses. Cada planta individual tem de 1 a 2 cm de diâmetro, cor-de-rosa tingido de verde, laranja ou vermelho nas bordas, ramificando-se livremente e entrando em seções menores à medida que cresce.

Não é tolerante a ba
xas temperaturas e em regiões temperadas morre de volta no inverno, sobrevivendo por meio de gomos submersos.

Azolla filiculoides instala-se em lagoas, valas, reservatórios de água, zonas húmidas, canais e rios de fluxo lento. Azolla filiculoides pode ser encontrado em sol pleno ou com partes sombreadas dos corpos de água. Através da associação simbiótica com Anabaena azollae, a samambaia flutuante é capaz de crescer em águas com deficiência de nitrogênio.

Como plantar e cultivar a Samambaia Aquática Flutuante - Azolla Filiculoides

Estas espécies flutuam livremente para diminuir a velocidade da água fresca em movimento.

Azolla filiculoides pode sobreviver dentro de um intervalo de pH da água de 3,5 a 10, mas o crescimento ótimo ocorre na faixa de pH de 4,5 a 7 com altos níveis de nutrientes.

Ela aprecia uma posição ensolarada ou levemente sombreada. Cresce melhor a um clima com temperatura entre 15 a 26 ° C e a planta morrerá em temperaturas abaixo de -10 a -15 ° C. Azolla filiculoides é o mais tolerante às geadas das espécies Azolla.

Estas plantas são capazes de sobreviver ao invólucro em gelo por pelo menos uma semana, mas as partes das plantas que se projetam acima do gelo morrem.

Como propagar e adubar a Samambaia Aquática Flutuante - Azolla Filiculoides

Tem um tempo de duplicação de área de superfície de 7-10 dias sob condições favoráveis. Azolla filiculoides também pode se propagar através de esporos e é esporulado com mais freqüência entre maio e novembro.

Sob condições ótimas, o crescimento se espalha pela superfície da barragem até cobrir a superfície da água em uma cobertura densa.

Utilização ornamental da Samambaia Aquática Flutuante - Azolla Filiculoides

Pode ser usado como planta ornamental em tanques, aquários e tanques de peixes. É uma planta utilizada como purificador de água e remoção de compostos nitrogenados de metais pesados.

Problemas que a Samambaia Aquática Flutuante - Azolla Filiculoides pode causar ao meio ambiente

É uma planta daninha e a planta deve ser controlada. Ela forma tapetes densos e supera as espécies de plantas nativas.

Estas infestações podem reduzir os níveis de luz abaixo das esteiras e causar a morte de plantas aquáticas e algas e reduzir os níveis de oxigenação da água com sérios impactos em peixes e outras faunas.

Azolla filiculoides pode bloquear canais, drenos e transbordamentos e pode levar a um aumento do risco de inundações. Pode também afetar os sistemas de irrigação - tanto bloqueando o suprimento de água quanto reduzindo a qualidade da água.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797