VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Samambaia Japonesa Pintada - Athyrium Niponicum
Athyrium Niponicum

Matéria: Samambaia Japonesa Pintada - Athyrium Niponicum

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É uma espécie de Samambaia de vida perene pertencente à família botânica Athyriaceae. A espécie é originária do leste da Ásia, principalmente do Japão, norte da China, Coréia e Taiwan. Ocorre em regiões temperadas em lugares sombreados nas terras baixas.

Características da Samambaia Japonesa Pintada - Athyrium Niponicum

É uma planta herbácea caducifólia com um hábito de pendente como choronas, sendo uma das samambaias de jardim mais coloridas. É uma samambaia terrestre com rizomas rastejantes e com um verticilo de frondes crescendo a partir do porta-enxerto basal. As frondes são lâminas de formato triangular, crescem de 25 a 40cm de altura e 15 a de largura, são
inadas, com 6 a 10 pares de pinças com 4 a 9cm de comprimento e 2 a 3cm de largura, profundamente lobado.

As folhas são verdes brilhantes com um caule castanho avermelhado escuro quando em locais selvagem. As frondes férteis formam a parte portadora de esporo na parte inferior de todas as folhas.

Esta samambaia tem um hábito de crescimento baixo quase rasteiro, espalhando-se lentamente por rizomas para formar colônias densas. As frondes são posicionadas de maneira a criar um efeito de estratificação horizontal.

As cores da folhagem desta samambaia são mais intensas na primavera ou em temperaturas mais baixas ou em climas mais frios. Sua folhagem colorida deve ser vibrante do início da primavera até o inverno, quando vai adormecer e ressurgir com sua excelente folhagem na primavera seguinte.

Como plantar e cultivar a Samambaia Japonesa Pintada - Athyrium Niponicum

Pode ser cultivado em local abrigado com sombra parcial a sombra total. Para obter a melhor cor das frondes, coloque essas samambaias em tons claros.

O sol é tolerado com rega intensiva. As folhas ficam mais coloridas com um pouco de exposição ao sol, mas seu crescimento será mais vertical e menos atraente se receberem muito sol.

Aprecia ser cultivado em solos normais ou arenosos ou argilosos funcionarão bem para estas samambaias. Incorpore terra rica em composto orgânico e folhas bem podres, agulhas de pinheiro compostadas ou composto de jardim no buraco de plantio. Eles terão bom desempenho em qualquer solo rico e uniformemente úmido. Em áreas frias no final do outono proteger a coroa da planta com uma cobertura seca de palha ou samambaia.

É melhor regar no início do dia para permitir que as folhas tenham tempo suficiente para secar antes do período noturno.

As samambaias precisam ser mantidas consistentemente úmidas em todos os momentos. No entanto, eles não apreciam ficar encharcadas com água.

Como propagar e adubar a Samambaia Japonesa Pintada - Athyrium Niponicum

A propagação pode ser feita por divisões da touceira no mês de primavera ou por plantio de esporos. O hábito de crescimento e a uniformidade de cor não são garantidos pela propagação de esporos.

Cresce melhor quando são adicionados 5 a 8cm de compostagem ou musgo de turfa aos canteiros a cada primavera ou outono. Este tratamento deve ser suficiente e nenhuma fertilização adicional é necessária.

A adição de fertilizante de liberação controlada na superfície do solo deve ser feita em baixas doses, conforme recomendado no rótulo. As samambaias são sensíveis a altos níveis de sal, por isso a moderação deve ser atenciosa quando decidir fertilizá-las.

Utilização ornamental da Samambaia Japonesa Pintada - Athyrium Niponicum

É adequado para ser utilizado em jardins tipo floresta, jardins de sombra ou frentes de jardim sombreado. Também é eficaz em áreas sombreadas ao longo de córregos ou lagoas. É uma das muitas samambaias adequadas para o jardim alpino. É bem-sucedido em um pântano semi-sombrio ou em bosques úmidos, também em bordas de jardins em plena ou parcialmente sombreada.

Pode ser usado como cobertura de solo e plantio em massa e é bom para o controle da erosão.
As frondes funcionam bem em arranjo...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797