VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Samambaia Americana – Nophrolepis Exaltata
Samambaia Americana

Matéria: Samambaia Americana – Nophrolepis Exaltata

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma espécie de Samambaia da família botânica Nephrolepidaceae. Crescem em selvas na América Central e do Sul, México, Flórida, Índias Ocidentais, Polinésia e África, onde são sombreadas pela copa da floresta, mas recebem umidade regularmente. Conhecida popularmente como Samambaia-americana, Lâmina-de-espada, Samambaia-de-boston, Samambaia-espada. Dentro do gênero Nephrolepis exaltata existem muitas variedades, algumas delas bem pequenas e compactas, outras bem grandes.

Estas samambaias terrestres ou epífitas sempre-verdes têm rizomas curtos e corredores de propagação geralmente vigorosos. É considerada uma planta invasiva séria, formando densas monoculturas.

Ca
acterísticas da Samambaia Americana – Nophrolepis Exaltata

As folhas da exaltata de Nephrolepis têm 50 a 250 cm de comprimento e 6 a 15 cm de largura, com pinas alternadas (os pequenos folhetos de cada lado da nervura central), cada pina com 2 a 8 cm de comprimento. O padrão das veias pinadas também é visível nessas folhas altamente compostas. As bordas parecem ligeiramente serrilhadas. A espécie tem folhas eretas, mas Nephrolepis exaltata, as tem graciosamente arqueado.

Como plantar e cultivar a Samambaia Americana – Nophrolepis Exaltata

Em geral, a samambaia de Boston gosta de solo úmido, mas não encharcado, rico em nutrientes. Das samambaias comuns cultivadas, a samambaia de Boston é a mais tolerante à seca. A samambaia floresce melhor em condições úmidas, então, quando cultivada como planta da casa, torna-se necessário misturar a planta quando a umidade relativa cai abaixo de cerca de 80%. Embora no exterior esta planta prefira sombra parcial ou sombra total, dentro de casa cresce melhor em luz filtrada.

Como propagar e adubar a Samambaia Americana – Nophrolepis Exaltata

Através da separação da touceira tirada de qualquer ponto onde a ponta de um corredor tenha se enraizado, se obtém um novo exemplar da planta.

Prospera melhor quando são adicionados 5 a 8cm de compostagem ou musgo de turfa aos canteiros a cada primavera ou outono. Este tratamento deve ser suficiente e nenhuma fertilização adicional é necessária.

A adição de fertilizante de liberação controlada na superfície do solo deve ser feita em baixas doses, conforme recomendado no rótulo. As samambaias são sensíveis a altos níveis de sal, por isso a moderação deve ser atenciosa quando decidir fertilizá-las.

Utilização ornamental da Samambaia Americana – Nophrolepis Exaltata

As samambaias-americanas fizeram e fazem muito sucesso na decoração de interiores, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil.

Esta samambaia é utilizada em vasos e jardineiras suspensas, protegidas por coberturas, como em varandas, salas de estar, terraços. São muito apreciadas devido a seu aspecto rustico, cor e textura, entre outras características.

Pragas e doenças que atacam a Samambaia Americana – Nophrolepis Exaltata

As folhas cinzentas, pálidas ou amarrotadas indicam um ataque de ácaros vermelhos. Tratamento: Mergulhe a planta inteira em um banho de água trepida por 10 minutos. Escorra bem, mantenha-o uniformemente úmido e com névoa para manter a umidade alta. Coloque a planta em boa luz. Os ácaros são apenas confortáveis em ambientes quentes e secos, por isso, perecerão se essas condições não existirem.

Pequenos insetos brancos em frondes ocorrem se a planta for hospedeira de insetos. Tratamento: Os ataques leves podem ser tratados com cotonetes de algodão embebidos em álcool metilado diluído. Combate ataques severos com o uso cuidadoso de um inseticida adequado. Siga as instruções do rótulo para uso.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797