VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Chifre-de-Veado - Platycerium Grande
Chifre-de-Veado - Platycerium Grande

Matéria: Chifre-de-Veado - Platycerium Grande

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma espécie de samambaia pertencente ao genero botânico Platycerium grande da família da Polypodiaceae, que inclui mais de 60 gêneros divididos em várias tribos e contendo cerca de 1.000 espécies. Quase todos são epífitos, mas alguns são terrestres.

Este gênero epifítico é nativo de áreas tropicais e temperadas da América do Sul, África, Sudeste Asiático, Austrália e Nova Guiné, onde cresce grudada em galhos de árvores perto de outras epífitas, ou seja, plantas que usam outras plantas apenas como meio de suporte para seu crescimento.

Características do Chifre-de-Veado - Platycerium Grande

Samambaias neste gênero são amplamente conhecidas como Chifr
-de-Veado, nos Estados Unidos são chamados de Staghorn devido às suas folhas de formato único parecido com grandes chifres.

É uma grande samambaia que produz enormes folhas estéreis, como um grande escudo de batalha, com garfos da borda superior. As folhas férteis de até 2 m de comprimento têm dois lóbulos com dedos longos pendurados na borda inferior. Entre esses dois lobos, na parte de baixo da fronda há um grande esporo. Cada fronde fértil também tem um segundo ponto de esporo localizado no lado inferior de um grande lobo triangular.

Platycerium grande é muito similar com o superbum Platycerium. Ele pode ser identificado a partir de outras espécies de Platycerium por ter duas manchas de esporos, sem folhas ao redor do broto de crescimento e ter frondes estéreis de papel fino.

Em algumas espécies de Platycerium, a margem superior dessas folhas forma uma coroa aberta de lóbulos e, assim, pega a queda de lixo e água da floresta.

Algumas espécies de Platycerium são solitárias com apenas um rizoma. Outras espécies formam colônias quando seus rizomas se ramificam ou quando novos rizomas são formados a partir das pontas das raízes. Se as condições forem adequadas, os esporos irão germinar naturalmente nas árvores circundantes.

Como plantar e cultivar o Chifre-de-Veado - Platycerium Grande

As samambaias Platycerium são mais adequadas para o cultivo em estufas, mas podem ser cultivadas em casa se a água for fornecida regularmente. É aconselhável monta lo em uma placa de madeira coberta de musgo esfagno. Esta samambaia não se dá bem plantada em uma cesta suspensa.

Limpe as folhas de Platycerium grande, deixando-as em chuva suave em clima ameno ou por pulverização de névoa; nunca limpe as folhas com um pano macio ou esponja, pois removerá o atraente felpo branco que protege as folhas e capta os nutrientes pela fotossíntese. Não permita que a água permaneça nas folhas.

A forte luz solar direta poderá queimar as folhas e poderá causar marcas desagradáveis, apreciam alta luminosidade, mas sem exposição direta ao sol.

Temperaturas de verão até 24°C e uma temperatura mínima no inverno de 13°C são ideais desde que a umidade seja mantida alta. Estas plantas devem ser pulverizadas com névoa uma vez por dia durante o verão. Locais bem ventilados e arejados são melhores para cultivar esta planta.

Durante a primavera e o verão, dê água suficiente em Platycerium a cada rega, para deixar a mistura completamente úmida, mas deixe a mistura secar quase completamente antes de regar novamente. Durante o período de descanso, regue estas samambaias com muito mais moderação do que no período de crescimento, fornecendo apenas água suficiente para tornar a mistura pouco úmida.

Como a folha de proteção geralmente cobre a superfície da planta, a maneira de resolver este problema é submergir a porção da raiz em um grande recipiente de água até que esteja encharcado.

Durante o período de crescimento ativo, deixe a planta na água por 15 minutos ou mais em cada rega.

Durante o período de descanso, deixe a planta na água por mais de um ou dois minutos de cada vez. Seja qual for a planta que esteja crescendo ativamente ou em repouso, não a mergulhe novame...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797