VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Gibbum Blechnum
Gibbum Blechnum

Matéria: Gibbum Blechnum

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma espécie de samambaia pertencente ao genero botânico Blechnum da família da Blechnaceae, nativa É uma samambaia pequena, de 90 a 120 cm de altura, de climas tropicais e subtropicais. Nativo de Fiji, Nova Caledônia e Ilhas do Pacífico

Características do Gibbum Blechnum

É uma roseta pura e simétrica de frondes de até 90cm de comprimento e 30cm de largura, que acaba coroando um tronco preto e escamoso de até 90cm de altura. Os muitos folhetos de cada folha são verdes e ligeiramente caídos.

Existem várias formas distinguidas por terem folhetos mais estreitos, mais largos ou mais pontiagudos. Ao contrário de outras samambaias, esta variedade anã é razoavelmen
e de crescimento rápido e as folhas vão se espalhar para mais de 1m em boas condições.

Como plantar e cultivar do Gibbum Blechnum

Elas precisam de muita iluminação, mas sem qualquer luz direta sobre elas, crescem vigorosamente em ambientes quentes e úmidos sem exposição ao sol. Resistente a tensões de ar seco, as plantas devem receber o máximo de umidade possível durante o período de crescimento ativo do meio da primavera até o final do outono.

Regue abundantemente as samambaias que crescem ativamente, sempre que necessário para manter a mistura completamente húmida, mas nunca permita que o substrato fique encharcado por muito tempo, regue moderadamente, deixando que o 1cm superior da mistura seque entre as regas. Esta samambaia prefere a água da chuva porque tem uma intolerância de cal.

Uma ou duas aplicações de fertilizante líquido usando a metade da dose recomendada pelo fabricante durante o período de crescimento ativo serão suficientes.


Para compor o substrato do plantio, use partes iguais de pó de madeira, areia, húmus de minhoca e terra vegetal.

Replante essas samambaias em vasos de um tamanho maior somente quando as raízes começarem a aparecer na superfície da mistura - cerca de uma vez a cada dois anos.

Como propagar e adubar o Gibbum Blechnum

O Gibbum Blechnum é propagado a partir de esporos que podem levar de um a três meses para germinar. Ocasionalmente, essas samambaias produzem compensações basais que podem ser separadas dos pais, envasadas e tratadas como samambaias maduras.

Para adubar essa planta use um fertilizante de liberação controlada no início da primavera. Alternativamente, pode ser substituído ou complementado esta aplicação por meio de alimentação líquida em uma base mais regular durante os meses mais quentes.

Utilização ornamental do Gibbum Blechnum

Todas as frondes eventualmente escureceram, mas um novo crescimento surgirá no início da primavera. Sua popularidade pode ser atribuída ao seu rápido crescimento, simetria perfeita, amplas e atraentes frondes e sua capacidade de embelezar as difíceis partes escuras do jardim. Geralmente é muito fácil crescer.

Gibbum Blechnum também pode ser usado para adicionar um efeito exótico em uma banheira de pátio ou como uma planta da casa em um local brilhante fora do sol direto.

Remova as folhas velhas e douradas, aparando na sua base. Com o tempo, isso revela um tronco estreito, lembrando esse recurso de samambaias maiores.

Os sistemas radiculares do Gibbum Blechnum são freqüentemente usados para produzir um substrato para o cultivo de orquídeas.

Pragas e doenças que atacam o Gibbum Blechnum

O gibbum Blechnum não é excessivamente propenso a ataques de pragas ou doenças, mas é possível ver os efeitos de pulgões, lagartas, lesmas, escamas ou cochonilhas .
Tratamento: Use inseticidas apropriados e siga as instruções no rótulo.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797