VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Aubrieta - Aubrietia deltoidea Adans
Aubrieta

Matéria: Aubrieta - Aubrietia deltoidea Adans

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma planta herbácea, perene e rasteira nativa no Mediterrâneo até à Ásia. Pertence à família botânica das Brassicaceae. Também conhecida popularmente como Albrieta.

Características da Aubrieta - Aubrietia deltoidea Adans

Planta herbácea perene e rasteira de altura em torno de 15 cm, folhagem verde acinzentada, folhas pequenas arredondadas.

Flores pequenas de quatro pétalas, nas cores vermelha, rosa e violeta. Floresce da primavera ao meio do verão.

Como plantar e cultivar a Aubrieta - Aubrietia deltoidea Adans

Não é uma planta invasiva, que cresce sem controle, seu diâmetro na fase adulta é de somente 50 cm. Para estabelecer denso tapete será conveni
nte plantar com espaçamento em torno de 25 cm. Pode ser cultivada em locais de clima ameno a frio.

Quando estiver bem desenvolvida, retirar mudas das laterais para abrir espaço para crescimento da planta, aproveitando então para expandir seu cultivo. Após a floração pode ser feita uma poda leve nos ponteiros para incentivar o rebrote.

Como propagar e adubar a Aubrieta - Aubrietia deltoidea Adans

Para plantar podemos usar dois métodos: na primavera semear direto sobre a área a cultivar, deixando as sementes a descoberto, pois necessitam de luz natural intensa. Cerca de 7 a 8 semanas depois estarão germinando. No início necessitam de mais regas, depois espaçar, pois não toleram solo encharcado.

Outra forma de cultivar é mudas provenientes da separação das touceiras, técnica feita após o término da floração. Após o estabelecimento da touceira, no ano seguinte já será possível retirar mudas.

Utilização ornamental da Aubrieta - Aubrietia deltoidea Adans

Ainda pouco usada no país, a aubrieta é excelente para cobrir espaços entre suculentas e cactáceas nos jardins rochosos.

Também para plantar em pequenas áreas permeáveis deixadas para vegetação entre os degraus de escadas no jardim. Tem excelente visual, devendo ser combinada com outras plantas de flores em cores harmônicas.

Pragas e doenças que atacam a Aubrieta - Aubrietia deltoidea Adans

A planta pode apodrecer nas raízes por excesso de rega, para manter a planta sempre saudável não exceda a rega, mantenha o substrato na planta apenas úmido. Não suporta geadas.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797