VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Zâmia – Zâmia Furfurata
 Zâmia

Matéria: Zâmia – Zâmia Furfurata

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma espécie nativa dos Estados Unidos, México, Norte da América do Sul e regiões tropicais, pertence à família botânica Cycadaceae, também conhecida popularmente pelos nomes: zâmia, sagu-da-jamaica, araruta-da-flórida.

Características da Zâmia – Zâmia Furfurata

É uma planta perene e dióica, a feminina produz uma inflorescência em forma de um cone com as sementes em tom laranja.

As folhas são compostas de inúmeros folíolos ovais lanceolados de cor verde e pequenos espinhos ao longo de todo o pecíolo.

é uma planta que toma a forma de um arbusto de caule lenhoso e atinge um crescimento de até dois metros e seu diâmetro compõe uma forma circular de a
é 1,5 metros.

Como plantar e cultivar a Zâmia – Zâmia Furfurata

Cultivar em locais com sombra, pois as folhas são sensíveis a exposição solar. O solo de cultivo deverá ser fértil em matéria orgânica e boa drenagem e um ph em torno de 7,0. Composto de partes iguais de composto orgânico com húmus de minhoca e areia

As regas deverão ser regulares, diminuídas durante o inverno, adubar anualmente após dois anos de cultivo com a renovação do substrato.

Como propagar a Zâmia – Zâmia Furfurata

Sua propagação se dá através do plantio das sementes nos meses de primavera, selecionando as sementes que afundarem quando colocadas na água e plantando em um vaso ou jardineira com um substrato composto de areia, vermiculita e casca de arroz carbonizada, após o plantio, regar em abundancia e manter a umidade durante a germinação que pode ocorrer com cerca de 90 dias.

Utilização ornamental da Zâmia – Zâmia Furfurata

Seu potencial ornamental está na beleza das folhas. Para interiores, seu cultivo somente é recomendado junto a janelas onde possa receber luz natural intensa.

No paisagismo suas folhas de formato exótico a tornam atraentes para decorar jardineiras e vasos de boca larga com exposição em meia sombra.

Pragas e doenças que atacam a Zâmia – Zâmia Furfurata

A umidade exagerada nas raízes e tronco favorece o aparecimento de fungos e podridão, além de que é muito favorável ao aparecimento de cochonilhas se não receber o tratamento mais adequado.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797