VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Jacarandá-Mimoso – Jacaranda Mimosifolia
Jacarandá-Mimoso – Jacaranda Mimosifolia

Matéria: Árvore Jacarandá-Mimoso – Jacaranda Mimosifolia

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma árvore da família de plantas Bignoniaceae nativa na Argentina, Bolívia e Sul do Brasil que se encontra ameaçada em seu habitat natural.

Características da Árvore Jacarandá-Mimoso – Jacaranda Mimosifolia

É uma espécie de porte médio atingindo cerca de 15 metros em altura, sua copa é rala arredondada e irregular. Tem a folhagem delicada e decídua, o caule mede 40 cm de diâmetro com a casca clara e lisa, com o passar do tempo vai se tornando áspera e escura. Suas folhas, que medem 40 cm de comprimento, são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais e delicados de coloração verde-clara acinzentada.

Durante o inverno perde su
s folhas e na primavera libera sua magnífica inflorescência de coloração azulada ou arroxeada. Suas belas flores são duráveis, perfumadas e em forma de trompete. Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes e contém numerosas e pequenas sementes. O fruto é uma cápsula lenhosa, muito dura, oval, achatada, com numerosas sementes.

Como plantar e cultivar a Árvore Jacarandá-Mimoso – Jacaranda Mimosifolia

Deve ser cultivada a sol pleno, em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano após o plantio. Multiplica-se por sementes.

Adapta-se a uma ampla variedade de locais, mas aprecia o clima subtropical. Quando jovem, não tolera frio excessivo, mas torna-se mais resistente ao frio com o tempo. Não necessita podas ou qualquer tipo de manutenção. Não tolera secas prolongadas, ventos fortes ou a salinidade no solo.

É resistente à poluição urbana moderada e à maioria das pragas e doenças.

Como propagar a Árvore Jacarandá-Mimoso – Jacaranda Mimosifolia

Multiplica-se por sementes, devendo receber a escarificação para que ela possa ser germinada com mais velocidade.

Utilização da Árvore Jacarandá-Mimoso – Jacaranda Mimosifolia

Caracterizada pela rusticidade é uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, pois sua floração é muito decorativa e seu crescimento rápido, compondo uma bela ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, além de que suas raízes não são agressivas. É largamente utilizada no paisagismo, adornando pátios e jardins residenciais ou públicos, filtrando moderadamente a luz do sol.

Sua madeira é de excelente qualidade e apresenta cor rosada muito apreciada, é muito dura, pesada, compacta e de longa durabilidade tratando-se, portanto, de uma madeira de lei. Ela é empregada, por exemplo, na indústria moveleira, pisos laminados, instrumentos musicais e em aplicações no interior de automóveis de luxo. Seus frutos são utilizados no artesanato para confecção de bijuterias.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797