VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Pinheiro
Árvore Pinheiro

Matéria: Árvore Pinheiro

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é o nome do genero Pinus, da família Pinaceae. Uma categoria de árvores nativa na América do Norte, com grande diversidade no México e na Califórnia.

Características da Árvore Pinheiro

Árvore que tem um crescimento de entre 20 a 50 m de altura e tronco retilíneo com 90 a 180 cm de diâmetro. Suas folhas são aciculadas, coriáceas e glabras.

A planta jovem possui forma piramidal e bem diferente da adulta com as características Membros da família Pinaceae são árvores (raramente arbustos) crescendo de 2 a 100 metros de altura, na maior parte perenes (exceto Larix decíduo e Pseudolarix ), resinosa, monóica, com ramos subopositos ou espiralados e organizados em espira
, folhas lineares (semelhantes a agulhas).

Planta perenifólia, pioneira, característica de regiões de altitude onde forma as chamadas mata de pinhais. Ocorre, geralmente, na forma de agrupamentos quase homogêneos, dominando completamente o dossel. A maturação das pinhas ocorre nos meses de abril-maio, somente vinte meses após o inicio da formação dos órgãos reprodutivos femininos.

Como plantar e cultivar a Árvore Pinheiro

Os pinheiros se desenvolvem bem em solo ácido e alguns também em solo calcário; a grande maioria requer um solo bem drenado, ou seja, prefere solos mais arenosos, mas uns poucos, como por exemplo, o Lodgepole Pine (Pinus contorta) é tolerante à reduzida drenagem ou a encharcamento do solo.

Como propagar a Árvore Pinheiro

Pode ser propagada através da germinação de sementes de pinha maduras colhidas da árvore, as pinhas amadurecem entre agosto e outubro (no hemisfério norte do globo) ou entre julho e abril (no hemisfério sul), mas, em algumas espécies, como o pinheiro-da-escócia, esse período pode se estender até março (no hemisfério norte) ou setembro (no hemisfério sul).

Existem dois tipos de pinha: as pequenas (machos) e as grandes (fêmeas). Apenas as últimas produzem sementes.

Se possível, deixe-as diretamente expostas à luz solar para que abram os pinhões e deixem as sementes expostas.

Deixe as sementes num recipiente cheio d água em temperatura ambiente por 24~48 horas. Utilize as sementes que afundaram. Plante num substrato específico para pinheiros.

Utilização da Árvore Pinheiro

O pinheiro é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta. madeira leve, que possui um rápido crescimento utilizados como matéria-prima para a produção da celulose, que é empregada na produção de papel. A resina de algumas espécies é importante fonte de breu do qual se extrai terebintina e outros óleos essenciais.Também usadas como árvores de natal e suas pinhas e ramos são largamente usados em decorações natalícias.

Outra utilidade do pinheiro é o cultivo de bonsais, fazer miniaturas da espécie, de forma que essa atividade se tornou um hobbie para muitos.

Pragas e doenças que atacam a Árvore Pinheiro

O pinheiro atrai diversas pragas biológicas, entre elas o caruncho; insetos devoradores de madeira, como o escolitíneo; e ainda o longicórnio-do-pinheiro, que é vetor do nemátodo-da-madeira-do-pinheiro.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797