VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Ginkgo Biloba
Ginkgo Biloba

Matéria: Árvore Ginkgo Biloba

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

De origem chinesa, é uma árvore considerada dióica e caducifólia de porte até 30 metros de altura é um fóssil vivo, pois encontraram impressões de suas folhas em pedras, datadas da Era Jurássica, pois já existia no tempo dos dinossauros, há mais de 150 milhões de anos. É símbolo de paz e longevidade por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão.

Características da Árvore Ginkgo Biloba

Cresce até cerca de 25 a 30 metros de altura e tem uma casca bastante lisa com pequenas folhas. As folhas do ginkgo são delicadas e em forma de leque em cor verde clara. Ao se aproximar o inverno tomam a coloração amarela e depois caem, retornado na primavera.

Suas flores
correm em plantas separadas, isto é, temos árvores de flores masculinas em formato de cachos pendente, bem pequenos e outra com flores femininas cujo formato é apenas uma estrutura contendo o óvulo.
Foram, durante muito tempo, consideradas extintas no meio natural, atualmente a planta existe em praticamente todos os continentes e no Brasil há exemplares produzidos de sementes.

Como plantar e cultivar a Árvore Ginkgo Biloba

O local de cultivo deve ser bem ensolarado, com solos levemente alcalinos e bem drenados. Para início de cultivo devemos abrigar a planta de ventos fortes, mas depois de estabelecidas são resistentes à seca e à poluição urbana.

Em um balde ou lona no chão misturar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 a 2 kg com composto orgânico o quanto seja necessário, acrescentando 100 gramas de fosfato de rocha ou farinha de ossos.

Colocar no fundo da cova, acomodar o torrão e preencher as laterais com a mistura, apertando a terra ao redor. Regar bem. Recomenda a plantar durante o inverno ou na estação das chuvas.

Como propagar a Árvore Ginkgo Biloba

Levam cerca de 35 anos para produzir sementes, então a técnica de propagação mais usada é a estaquia de ramos.

Na primavera ou no verão escolher pequenos ramos lenhosos e enterrar em substrato leve e poroso, tipo areia de rio lavada, perlita ou casca de arroz carbonizada, podendo utilizar caixotes para crescimento coletivo.

Utilização da Árvore Ginkgo Biloba

Usado principalmente como intensificador de memória, da atenção e contra vertigem. Conhecido também como antiasmático, adstringente, antifúngica, anticancerígeno, sedativo, tônico e vermífugo. As folhas são estimulantes da circulação, reduz a letargia e seus efeitos são positivos sobre a circulação arterial periférica. Pessoas com problemas de pressão alta não devem consumir seus produtos.

Usada também no paisagismo por seu efeito espetacular quando muda as cores de suas folhas no outono e poderá ser combinado com árvores e arbustos perenifólios, evitando assim que todas as plantas estejam sem folhas no inverno.
Faz excelente combinação com azaléias (Rhododendron simsii) e coníferas de folhagem verde intenso.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797