VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana
Jenipapeiro – Genipa Americana

Matéria: Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É uma árvore da família Rubiaceae, a mesma do Café. Nativa em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica.

Características da Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana

Jenipapo é o nome do fruto da árvore jenipapeiro, que é uma espécie semidecídua de porte grande, chega atingir de 10 a 35 m de altura quando em seu habitat natural.

As folhas são simples, opostas, de cor verde brilhante, de textura cartácea (como cartolina), existe estipulas (tipo de folha modificada) com ápice ou ponta triangular e margem levemente denteada. As flores são inicialmente brancas, ficando amarelas, tão logo que são poliniza
as, e se formam em pequenas inflorescências terminais com 2 a 15 flores tubulares com 5 pétalas com ponta revoluta ou enrolada.

Como plantar e cultivar a Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana

Na natureza cresce em matas mais úmidas, ou próximo a rios - a planta inclusive agüenta encharcamento. A melhor época para plantar jenipapo é de outubro a dezembro, por conta da umidade. O ideal é irrigar 10 litros de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

Cerca de um mês antes do plantio, misture 20 litros de esterco de curral curtido com a terra. Coloque no fundo da cova. Na hora de plantar, coloque 200 gramas de sulfato de amônia e 250 gramas de superfosfato simples com 100 gramas de cloreto de potássio. Cubra tudo com terra e coloque a muda.

Como podar e adubar a Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana

Elimine os ramos doentes e secos com frequência para não impedir o crescimento da planta. Faça, anualmente, uma nova aplicação de adubo e prevenção contra cupins. Irrigue as plantas durante a época seca, já que elas preferem solos úmidos. Se você quer que ela frutifique, provoque ferimentos superficiais..

Como propagar a Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana

Sua multiplicação se dá através das sementes que podem ser guardadas por até 1 ano em um lugar escuro. Depois de plantadas, demoram de 30 a 60 dias para germinar.

Após 4 meses, as mudas estarão com 12 cm. É neste momento que você deve passá-las para vasos de 18 X 30 cm sob ripado em canteiros com 1,2 m de largura. Depois de seis a doze meses, a planta estará com 20 cm e pronta para ser plantada definitivamente.

Pragas e doenças que atacam a Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana Utilização da Árvore Jenipapeiro – Genipa Americana

Apesar de ser uma planta com crescimento rápido, o jenipapo demora de 5 a 8 anos para começar a frutificar. Os frutos caem entre fevereiro e julho. Para extração de madeira, o ideal é esperar os 10 anos de vida da jenipapeira.

O sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc. O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas. A bela coloração azul-escura formada deve-se ao contacto da genipina contida nos frutos verdes com as proteínas da pele, sob ação do oxigênio atmosférico.

O fruto é uma baga subglobosa geralmente de cor amarelo-pardacenta. Sua polpa tem cheiro forte e é comestível, mas são mais apreciadas na forma de compotas, doces, xaropes, bebida refrigerante, bebida vinosa e licor.

O jenipapo tem nutrientes como ferro, cálcio, fibras e diversas vitaminas, ajudando na prisão de ventre, anemia e problemas respiratórios. Além disso, é consumido in natura, licor, chá e até seiva da árvore.

As cascas do caule e as cascas do fruto verde são usadas também para curtir couro, por serem ricas em tanino. Na Medicina popular o jenipapo usado em forma de garrafada serve para emagrecimento e junção em dietas para redução de colesterol ruim.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797