VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Eucalipto Cheiroso – Eucalyptus Gunnii
Eucalipto Cheiroso – Eucalyptus Gunnii

Matéria: Árvore Eucalipto Cheiroso – Eucalyptus Gunnii

Autor - Fonte: Equipe Floresbella


É uma conífera nativa da Tasmânia, que quando chega a sua vida adulta atinge uma altura até 25 metros e largura até 15 metros, cultivada em grande escala nos Estados Unidos (Texas), sudoeste da Rússia, França, Espanha e Portugal.

Características da Árvore Eucalipto Cheiroso – Eucalyptus Gunnii


As folhas jovens de cor azul-prateada adquirem a forma de foice cinzenta-esverdeada quando são adultas. É o mais utilizado nos jardins pela sua forma de arbusto ramificado.

O tronco fica esbranquiçado com a idade, o que o torna ainda mais atraente. Res
ste praticamente a tudo: seca, sol escaldante, vento marinho e mesmo o fogo na floresta, pois pode voltar a crescer a partir da base depois dos ramos arderem. Quanto à resistência ao frio, será maior se ele estiver bem instalado.

A folhagem verde azulado do eucalipto de Gunn (Eucalyptus gunii) é muito odorífera. A casca verde, cinzenta ou laranja, desprendendo-se em grandes filetes, deixa ver zonas com uma cor creme. Este eucalipto é uma lindíssima árvore de parque para plantar em isolado ou em grupo, a trabalhar em caule ou em tufo.

Como plantar e cultivar a Árvore Eucalipto Cheiroso – Eucalyptus Gunnii

A plantação faz-se como um arbusto de folhas persistentes, isto é, sem desfazer o torrão das raízes, mas mergulhando o vaso na água durante uma hora antes de colocá-lo na terra. Regue regularmente a planta jovem durante os primeiros anos, no Verão, para que as raízes se instalem e sejam autônomas no que diz respeito às regas.
Aprecia local muito ensolarado, e solo fértil com boa drenagem. Não são fãs de solo arenoso, e isso pode prejudicar o desenvolvimento. Podem ser plantadas em qualquer local do Brasil. É capaz de ir buscar a água a dezenas de metros de profundidade; aliás, não se deve colocar próximo das canalizações enterradas.

A floração é muito discreta e ocorre todos os anos no verão. O Crescimento é muito rápido, chegando a 1 metro por ano até a afase adulta.

A poda é muito simples, se realiza cortando os ramos que estorvam, rente ao chão para ganhar espaço ou para cortar o ramo principal, encorajando o eucalipto a crescer em largura e não em altura.

Como propagar a Árvore Eucalipto Cheiroso – Eucalyptus Gunnii

O plantio das sementes de eucalipto é simples e pode ser feito em qualquer época do ano. Utilize substrato de boa qualidade e posicione as sementes firmemente no solo, sem enterrá-las pois a luz é necessária para a germinação. Mantenha o solo constantemente úmido e os primeiros sinais de germinação ocorrerão em 1 a 2 semanas.

Ao efetuar o plantio é importante colocar apenas 1 semente por vaso, pois não será fácil fazer a separação de mudas que nascerem muito próximas umas das outras.

Utilização da Árvore Eucalipto Cheiroso – Eucalyptus Gunnii

Este eucalipto é uma lindíssima árvore para plantar em parques em isolado ou em grupo. O eucalipto de Gunn é também muito utilizado para a produção de pasta de papel. O óleo essencial extraído das suas folhas tem propriedades benéficas nas vias respiratórias.

A planta produz uma seiva adocicada semelhante ao xarope de bordo e está sendo considerada para o cultivo deste produto. Quando engarrafado e tampado, o líquido fermenta e assemelha-se à sidra de maçã, daqui a goma de sidra. A folhagem doce é avidamente consumida pelo gado.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797