VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Álamo – Populus Nigra
Álamo – Populus Nigra

Matéria: Árvore Álamo – Populus Nigra

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É uma espécie de árvore choupo pertencente à família das salicaceae. É nativa da Europa, sudoeste e centro da Ásia e noroeste da África. Também conhecida popularmente como álamo, álamo-negro, choupo negro.

Características da Árvore Álamo – Populus Nigra

É uma árvore que cresce rapidamente, apresenta pouca resistência à poluição e exige poucos cuidados. O tronco desta árvore é bem ereto sem ter a copa muito densa, pode apresentar-se com a copa em forma piramidal, oval ou colunar.

De folhagem simples com a margem serrilhada e coloração verde. As flores de cor creme um pouco esverdeada e pequenas. Seu fruto pequeno se abre espalhando sementes ricas em fibras

Como plantar e cultivar a Árvore Álamo – Populus Nigra

Aprecia locais ensolarados, com solos ácidos ou alcalinos, arenosos ou argilosos enriquecidos com material orgânico e irrigados regularmente durante todo o primeiro ano da árvore depois de implantada.

O álamo não exige muitos cuidados, precisando apenas atenção durante o primeiro ano de vida. Locais mais úmidos são favoráveis a árvore. Bem resistente a pequenos períodos de estiagem desde que o solo esteja bem fertilizado. Suporta também temperaturas mais frias, podendo resistir até – 24C. Aqui no Brasil o álamo é típico na região sul devido às condições de clima e solo da região.

Como propagar a Árvore Álamo – Populus Nigra

Por sementes, alporquia ou estacas se multiplicam e crescem quando acondicionadas em solo rico em matéria orgânica, arenoso e mantido úmido.

Utilização da Árvore Álamo – Populus Nigra

A madeira é bem leve, apresenta-se em cor clara, uniforme e não tem muita resistência. A baixa resistência dessa madeira faz com que ela seja utilizada apenas na fabricação de papel, brinquedos, palitos de fósforo, pequenas caixas, móveis que não exijam muita resistência, persianas, entre outras peças mais delicadas.

Pragas e doenças que atacam a Árvore Álamo – Populus Nigra

As árvores mais adultas entre 10 e 15 anos de vida é atacada por um doença chamada Cancro dos ramos causada por um fungo chamado de Cytospora chrysosperma. Esse fungo vai causar uma espécie de ferida na casca da sua árvore que com o tempo cresce e cerca toda a árvore, causando o seu apodrecimento que acaba infestando a madeira do álamo, vamos encontrar outros tipos de doenças. A Melampsora medusae, é um exemplo dessas doenças, atingindo as folhas da árvore fazendo com que elas fiquem com aspecto enferrujado.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797