VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Liríope Spicata – Grama de macaco
Liríope Spicata – Grama de macaco

Matéria: Liríope Spicata – Grama de macaco

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Liríope Spicata – Grama de macaco
A planta é originária de clima temperado, Ásia, China, Vietnã e no continente asiático, mas mesmo assim consegue se adaptar facilmente a outros tipos de temperatura. Ela tolera o calor e a umidade de países tropicais, por exemplo, sendo até uma boa opção para se cultivar aqui no Brasil.

Características da Liríope Spicata – Grama de macaco


No fim do verão e também do outono, quando as folhas começam a a cair, a Liríope possui diversas
inflorescências em formato de espiga, sempre de forma ereta e com pequenas flores de cor lilás.

O Fruto é composto por baga, sendo negros e com apenas uma semente. Durante o inverso eles ficam muito resistentes e persistem até o final da estação, estando sempre saborosos.

Os frutos da espécie nem sempre são pretos. Muitas das vezes correm pequenas variações na coloração do mesmo e ele pode ficar com um aspecto um pouco esbranquiçado. O fruto branco é muito comum em cultivo.

Como plantar e cultivar a Liríope Spicata – Grama de macaco

É facilmente cultivada em solos médios, médios e bem drenados, em pleno sol e parte da sombra. Solos úmidos e férteis com sombra parcial são ideais, mas também tolera ampla gama de condições de luz e solo. O Liríope rastejante também tolera calor, umidade e seca. A folhagem sempre verde fica marrom no final do inverno; folhagens antigas podem ser cortadas ou cortadas em altas temperaturas antes que novos brotos apareçam no início da primavera.

A irrigação deve ser regular depois que ela estiver bem instalada ao solo. Depois que a espécie já estiver bem estabelecida, ela poderá sobreviver a grandes períodos de estiagem e é por isso que ela é considerada bastante resistente.

Como propagar a Liríope Spicata – Grama de macaco

Ela é propagada através de sementes ou por divisão de touceira durante o inverno ou em algum período mais seco, enquanto a espécie está em sua época de dormência.

Utilização da Liríope Spicata – Grama de macaco

A Liríope é da família das herbáceas. Ela é considerada perene, rizomatosa, florífera e que pode ser usada como grama já tem um aspecto muito parecido com a mesma, apesar da sua folhagem vistosa. A espécie é popularmente usada como forração. A variegada que possui os frutos esbranquiçados é a forma ótima para o método da forração, esta variedade é a mais utilizada para realizar o processo. Na forração, a Liríope se utiliza de várias texturas e tons para fazer com que a forração fique ainda mais bem feita. Além do processo de forragem, a Liríope, em todos os seus biotipos, pode ser usada para bordadura.

Como a espécie se desenvolve muito rápido, é preciso ter uma maneira de evitar que ela cresça de mais quando for utilizar a planta para realizar este último método. Sendo assim, ela é uma ótima opção para as bordaduras.

A espécie é muito indicada para forrar áreas que tenham apenas um pouco de sombra, ou seja, semi sombreadas. Copa de árvores, onde os gramado não consegue crescer uniformemente, as liríopes podem ser de grande ajuda no aspecto da forração.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797