VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Mafumeira - Ceiba Pentandra
Mafumeira - Ceiba Pentandra

Matéria: Árvore Mafumeira - Ceiba Pentandra

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

também conhecida como Samaúma é uma planta tropical nativa do México, da América Central, das Caraíbas, do norte da América do Sul e da África Ocidental. É a árvore oficial de Porto Rico.

Características da Árvore Mafumeira – Ceiba Pentandra

A mafumeira cresce entre 60–70 m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. O tronco e muitas das pernadas maiores estão rodeadas de enorme quantidade de espinhos simples, muito grandes e robustos. Alguns exemplares chegam a atingir os 90m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.

As folhas são compostas por 5 a 9 lóbulos, cada um com cerca de 20 cm. As
rvores adultas produzem frutos que contêm as sementes rodeadas por uma fibra macia, amarelada que é uma mistura de linho e celulose.

Os indígenas da Amazônia consideram-na a mãe-das-árvores, as suas raízes tubulares são também chamadas de sapopembas, que em determinadas épocas rebentam irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda. É conhecida como Árvore da Vida ou a escada do céu, o seu diâmetro de porte belo e majestoso unido às sapopembas (raízes), muitas vezes formam verdadeiros compartimentos, transformados em habitações pelos indígenas, caboclos e sertanejos.

Ao sobrevoar a região amazônica, qualquer um, mesmo sem conhecer a árvore é capaz de identificá-la e captar a sua energia. A sua altura, porte e beleza é o destaque na imensidão da flora amazônica

Como plantar e cultivar a Árvore Mafumeira – Ceiba Pentandra

A multiplicação da planta, geralmente, se faz através de sementes, mas, poderá também ser feito, por estaquia de galhos maduros.

– As sementes deverão ser semeadas em sacos plásticos, próprios para mudas.
– O substrato dos sacos plásticos deverá ser terra fértil, enriquecida com esterco animal bem curtido, leve, drenável, dispostos em locais com alta iluminação, porém, protegidos da incidência direta da luz do sol.
– As sementes deverão ficar enterradas no substrato, em média, 2,0 cm de profundidade.
– Cobrir as sementes com uma leve camada de substrato peneirado.
– As regas deverão ser periódicas, de forma leve, para não desenterrar as sementes.
– A emergência das sementes ocorrerá dentro de uma semana.
– A taxa de germinação gira em torno de 80 %.
– Geralmente, sete meses após semeadura, as mudas com 60,0 cm de altura, já poderão ser transferidas para seu local definitivo.

Como propagar a Árvore Mafumeira – Ceiba Pentandra

Coloque as sementes para germinar em sementeira ou saquinhos individuais, em terra misturada à areia e composto orgânico em partes iguais, mantendo-as à meia sombra. Cubra com um tico de substrato peneirado e regue duas vezes ao dia, sem encharcar. Em menos de quatro meses, as mudas estarão prontas para o plantio em local definitivo – que deve ser bem espaçoso, para dar conta de uma árvore tão grande. É uma planta hermafrodita, sua reprodução pode ser também cruzada.

Utilização da Árvore Mafumeira – Ceiba Pentandra

Esta planta é conhecida também por algodoeiro por causa das fibras de suas sementes, inclusive a palavra sumaúma ou samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. Encontra-se uma fibra similar no Índico Bombax ceiba (também conhecida como Bombax malabaricum ou seda de algodão-árvore). É denominada sumaúma indiano e é de cor mais escura e menos versátil do que a variedade original.

A fibra é muito leve, altamente inflamável e resistente à água. O processo de separação da fibra é manual. É usada como uma alternativa ao algodão para encher almofadas, colchões (antigamente) e para isolamentos. Na actualidade, a sumaúma foi substituída por materiais sintéticos. As sementes produzem um óleo usado para fabricar sabão e também são usadas como o fertilizante.

Nos Países do Sudeste Asiáti...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797