VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Dokong – Lansium Domesticum
Dokong – Lansium Domesticum

Matéria: Árvore Dokong – Lansium Domesticum

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

também conhecido como langsat ou lanzones , é uma espécie de árvore da familia do mogno. A planta é originária da Malásia peninsular ocidental.

Características da Árvore Dokong – Lansium Domesticum

De porte médio, atingindo 30 metros de altura e 75 centímetros de diâmetro. Mudas de árvores com 30 anos plantadas em espaçamento de 8 x 8 metros podem ter uma altura de 10 metros e diâmetro de 25 cm. O tronco cresce de maneira irregular, com suas raízes de contrafortes aparecendo acima do solo. A casca da árvore é de cor acinzentada, com manchas claras e escuras. Sua resina é espessa e cor de leite.

Nas folhas, a borda superior brilha e as próprias folhas apontam
ases e pontas. As hastes das gemas medem 5 a 12 milímetros.

As flores estão localizadas em inflorescências que crescem e pendem de galhos grandes ou do tronco; os cachos podem ser até 5 em um só lugar. Eles são frequentemente ramificados em sua base, medem de 10 a 30 centímetros de tamanho e têm pêlo curto. As flores são pequenas, com caules curtos e são hermafroditas.

A fruta pode ser elíptica, ovóide ou redonda, medindo de 2 a 7 centímetros por 1,5 a 5 centímetros de tamanho, elas se parecem muito com batatas pequenas e são carregadas em cachos similares às uvas. As frutas maiores estão na variedade conhecida como duku. Ela é coberta por cabelos finos e amarelos, dando um aspecto ligeiramente difuso. A espessura da pele varia com as variedades, de 2 milímetros a 6 milímetros. A fruta contém 1 a 3 sementes, achatadas e amargas; as sementes são cobertas com um arilo grosso e límpido que tem sabor doce e azedo. O gosto foi comparado a uma combinação de uva e grapefruit e é considerado excelente pela maioria.

A suculenta polpa doce contém sacarose ,frutose e glicose . Para o consumo, cultivares com sementes pequenas ou não desenvolvidas e arilo grosso são as preferidas.

Como plantar e cultivar a Árvore Dokong – Lansium Domesticum

A produção geralmente varia de ano para ano e depende, em certa medida, de um período seco para induzir o florescimento. Geralmente produz frutos uma vez por ano. Este período pode variar entre as áreas, mas a floração ocorre geralmente após o início da estação chuvosa e a produção de frutos cerca de quatro meses depois.

Como podar e adubar a Árvore Dokong – Lansium Domesticum

A planta prefere solo levemente ácido com boa drenagem e rico em cobertura morta. A variante langsat é mais resistente e pode resistir às estações secas com um pouco de sombra e água. A planta não aguenta inundações.

Como propagar a Árvore Dokong – Lansium Domesticum

É tradicionalmente reproduzido espalhando-se mudas, cultivadas ou coletadas abaixo da árvore. Tem sido dito que novas mudas requerem de 20 a 25 anos para dar frutos, com a possibilidade de a qualidade ser inferior.

Outra maneira comum de reproduzir é através de enxertia. Isso faz com que as novas árvores tenham as mesmas características genéticas de seus pais e estejam prontas para produzir frutos dentro de 5 a 6 anos.

Utilização da Árvore Dokong – Lansium Domesticum

Geralmente produz frutos uma vez por ano. Este período pode variar entre as áreas, mas a floração ocorre geralmente após o início da estação chuvosa e a produção de frutos cerca de quatro meses depois.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797