VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis
Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis

Matéria: Árvore Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, da floresta ombrófila densa da encosta atlântica dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Ocorre quase exclusivamente em matas secundárias, aonde chega a ser a espécie dominante. É encontrada também em restingas em todo o litoral de São Paulo, e na floresta ombrófila de sudeste do mesmo estado. Outros nomes populares incluem cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma, pau-de-flor.

Características da Árvore Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis

Pode atingir até 12 metros de altura e o diâmetro de seu tronco, 30 centímetros. Sua folhas são rijas, pequenas e permanentes, de cre
cimento de velocidade média e que pode atingir cerca de 3 metros de altura, com 2 metros de diâmetro da copa arredondada. A frutificação é do tipo cápsula.

A planta apresenta floração duas vezes ao ano, mais intensa no início do ano, que coincide com o período da quaresma cristã, dai o nome da planta,e quando cultivada com devido cuidados, também apresenta flores, no Outono.

De copa densa, com folhas verde escuro e floração que atrai muito polinizadores, trata-se de uma arvore de fácil manutenção e crescimento lento; Além da importância ecológica,o Manacá da Serra não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em calçadas sem danifica-las.

Como plantar e cultivar a Árvore Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis

Gosta de sol pleno e substrato arejado (uma parte de terra vegetal, uma parte de composto orgânico e duas partes de areia), de preferência ligeiramente ácido, para se aproximar do solo das encostas e restingas de onde é nativo. Regue com freqüência, especialmente nas épocas mais quentes do ano.

Como podar e adubar a Árvore Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis

Pode quando cessar a floração. Adube com fertilizante mineral, NPK 04-14-08. Mantenha o solo sempre úmido, misturando grama seca ou palha de arroz á terra. Utilize Adubo orgânico, 2 vezes ao ano, para não compactar o solo. Conheça os pontos cardeais, de seu jardim, desta forma irá cultivar suas plantas no local mais indicado para cada uma delas.

Como propagar a Árvore Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis

A propagação é por mergulhia e não suporta transplante.

Utilização da Árvore Manacá-da-serra - Tibouchina Mutabilis

São muito populares no paisagismo brasileiro e australiano, também podem fornecer madeira para a construção civil. As folhas, raiz e frutos do manacá-da-Serra possuem propriedades medicinais mas, em grandes quantidades são tóxicos para animais domésticos e o homem, podendo causar vômito, diarréia, tremores, falta de coordenação, tosse e letargia por vários dias.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797