VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum
Jambolão – Syzygium Jambolanum

Matéria: Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

O fruto popularmente conhecido como Jambo, jambolão, jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa, baga-de-freira, oliveira, brinco-de-viúva ou guapê , é o fruto da árvore Jambolão da espécie da família Myrtaceae. A espécie é nativa da Índia.

Características da Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum

A árvore pode atingir 10 metros de altura. Sua copa possui folhagem abundante. Seus ramos possuem coloração acinzentada-claro com fissuras escuras e cicatrizes foliares aparentes. Apresenta folhas simples, opostas e elípticas. Inflorescência com numerosas flores pequenas hermafrodita de cor creme.

O fruto é de cor escur
, variando entre o roxo e o negro, de forma ovóide, possui uma única semente e mede de 2 a 3 cm de comprimento. Tem o crescimento moderado e fácil germinação, resistentes a solos pobres em matéria orgânica e agüentam a falta de chuva por períodos prolongados.

Frutifica desde o nível do mar até os mil metros de altitude. Começa sua frutificação entre o segundo e o terceiro ano de idade.

Como plantar e cultivar a Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum

A melhor época para o plantio do Jambolão é durante a primavera, a planta nova precisa brotar em local sombreado. É possível seu cultivo em jardins urbanos e vasos grandes (com pelo menos 20 litros de terra), desde que se tenha cuidado em não deixar faltar água. Prefere solos profundos, úmidos, de pH neutro, areno-argilosos de coloração avermelhada.

Esta planta aguenta baixas temperaturas (até -2ºC), carece de irrigação durante o primeiro ano de formação da muda e suporta a falta de chuvas, ou regas, após o segundo ano.
Você precisará de um espaço mínimo de 25 m2 (espaçamento de 5 X 5 m) para cada árvore que plantar.

Prepare a cova de forma quadrada de 50cm cúbicos e a preencha com meio quilo de calcário, um quilo de cinzas, 40% de matéria orgânica, bem misturados ao restante do volume em terra argilo-argilosa do local - deixe curtir por 2 meses antes de colocar a muda de jambolão.

Plante numa área onde o terreno tenha boa profundidade para que as raízes não tenham dificuldade em aprofundar seu caminho em busca de água e, uma outra condicionante, é de que seja um terreno friável, bem drenado, que não acumule água na superfície por tempos prolongados.

Cultive o jambolão sob o sol pleno, com solo bem fértil, profundo e bem drenável.
O jambolão floresce flores brancas e perfumadas, com longa duração, quanto mais velha a árvore do Jambolão, ela produz mais flores e frutos.

Como podar e adubar a Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum

Em jardins ou em vaso é aconselhável a poda de topiária, formando a copa para que a árvore não cresça demasiado - também é importante podas frequentes de limpeza de galhos secos e, para maior conforto, corte os galhos que cresçam abaixo dos 2 metros de altura.

Como propagar a Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum

As mudas devem ser feitas com sementes frescas (estas perdem, rapidamente, seu poder germinativo), em sacos individuais preenchidos com terra orgânica e úmida.

As sementes brotam entre 30 e 50 dias. Quando as mudas atingirem 30 cm (8 meses após a germinação), poderão ser transferidas ao local definitivo - se este for ao pleno sol e a planta estiver em vaso.

Pragas e doenças que atacam a Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum

As pragas mais freqüentes são moscas-das-frutas, formigas cortadeiras e besouros.

Utilização e valor nutricional do Jambolão, o fruto da Árvore Jambolão – Syzygium Jambolanum

A casca do jamelão, na forma de pó de decocção, é, popularmente, usado contra: hemorragias, leucorreia, disenteria.

O pó das sementes é usado no tratamento da diabete. E pode ser usado também para combater prisão de ventre.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797