VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Pereira - Pera Housui - Pyrus Pyrofolia
Pereira - Pera Housui - Pyrus Pyrofolia

Matéria: Árvore Pereira - Pera Housui - Pyrus Pyrofolia

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é por vezes chamada de pera-asiática. É também conhecida como: pera-japonesa, pera-coreana, pera-de-taiwan ou pera-maçã. Na Índia, chama-se nashipati e no Bangladesh e no Nepal, nashpati.

As peras asiáticas chegaram ao Brasil há cerca de 40 anos, trazidas pelos imigrantes japoneses, para São Paulo e Santa Catarina. O desenvolvimento de variedades mais resistentes possibilitou o cultivo dessas frutas em regiões quentes.

Características da Árvore Pereira - Pera Housui - Pyrus Pyrofolia

é uma planta caducifólia ou decídua, ou seja, que derruba todas as suas folhas em um determinado período todo ano. Geralmente o período sem folhas ocorre em média do final de janei
o até o final de agosto.

Seu fruto é aromático, crocante, doce e suculento, essa fruta apresenta outras vantagens. Pode ser colhida já madura na árvore, e não precisa ficar em câmaras frias para amadurecer, como as pêras comuns. Tem qualidade, com frutos grandes, bem doces e pouco ácidos, bom rendimento e perdas pequenas. Além disso, a colheita é feita entre fevereiro e abril, época de menor disponibilidade de frutas no mercado.

Como plantar e cultivar a Árvore Pereira - Pêra Housui - Pyrus Pyrofolia

A árvore é rústica, de fácil manejo, resistente a doenças e de boa adaptação ao cultivo orgânico. Os frutos são redondos, com a pele áspera e coloração marrom. Algumas variedades, como a okusankichi, são grandes, e pesam até meio quilo.

A Pera asiática produz bem em regiões de climas temperado, subtropical e tropical, com temperaturas médias anuais entre 22 e 24 graus. Necessita, no entanto, de um pouco de frio no inverno e não é exigente em relação ao solo, mas prefere os profundos, férteis e bem drenados.

O plantio é feito por meio de mudas enxertadas em covas de 60 x 60 x 60 centímetros, de junho a agosto ou de novembro a janeiro. Uma muda de boa qualidade custa seis reais em viveiristas e produtores. Quatro meses antes de plantar, abre-se as covas e acrescenta-se esterco de gado, ou de galinha, calcário e fósforo. A quantidade é de- finida pela análise de solo.

Prefere climas amenos, porém com regas constantes e podas corretas é possível produzir em todo Brasil, sendo amplamente cultivada nas regiões Sudestes e Sul do Brasil. Sua produção exige baixa necessidade em frio.

Plantio: entre junho e julho ou de dezembro a janeiro, mas precisa de um pouco de frio no inverno.

ESPAÇO ideal entre plantas é de quatro metros Colheita: inicia-se três anos após o plantio; entre fevereiro e abril
Área mínima: de 15 a 30 metros quadrados por árvore

Os tratos culturais mais comuns são a irrigação, que deve ser feita diariamente na ausência de chuvas, a poda de formação e as adubações.

Como podar e adubar a Árvore Pereira - Pera Housui - Pyrus Pyrofolia

Cada cacho de flor produz vários frutinhos. Para que eles possam crescer bem sem qualquer competição e com boa qualidade é preciso fazer o raleio, deixando de um a três frutinhos por cacho floral.

É aconselhável manter pelo menos duas variedades diferentes no pomar para que ocorra a polinização cruzada e melhor produção. As floradas das plantas precisam ser concomitantes.

Como propagar a Árvore Pereira - Pera-Housui - Pyrus Pyrofolia

A propagação é realizada por meio de mudas enxertadas em covas de 60 x 60 x 60 centímetros, de junho a agosto ou de novembro a janeiro. Use solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado.

Pragas e doenças que atacam a Árvore Pereira - Pera Housui - Pyrus Pyrofolia

As pragas mais freqüentes são moscas-das-frutas, formigas cortadeiras e besouros. Dentre as doenças, destacam-se a sarna, a podridão e a entomosporiose.

Utilização da Árvore Pereira - Pera Housui - Pyrus Pyrofolia

A Pera-Housui é amplamente cultivada devido ao seu doce fruto, um popular alimento na Ásia Oriental.
Normalment...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797