VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Limoeiro – Limão-Siciliano - Citrus Limon
Limoeiro – Limão-Siciliano - Citrus Limon

Matéria: Árvore Limoeiro – Limão-Siciliano - Citrus Limon

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

O limão-siciliano é o fruto de uma pequena árvore de folha perene originária da região sudeste da Ásia, da família das rutáceas. Conhecido em Portugal simplesmente como limão, diferencia-se de três outras espécies de frutas cítricas, chamadas de limões no Brasil e de limas em Portugal, e mais conhecidas no Brasil do que o limão-siciliano

O limão verdadeiro é o siciliano, que tem umbigo e coloração amarela, com polpa alaranjada. Plantado em larga escala nos países europeus, é pouco difundido por aqui, pois não se dá tão bem em regiões tropicais. O limão-siciliano tem origem no Sudeste da Ásia, provavelmente no sul da China, ou Índia.

Características da Árvor
Limoeiro – Limão-Siciliano - Citrus Limon

São árvores pequenas não atingem mais de 6 metros de altura, espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violeta, em cacho. O limoeiro produz frutos de forma contínua.

Como plantar e cultivar a Árvore Limoeiro – Limão-Siciliano - Citrus Limon

O plantio de duas a três árvores de limoeiro, da variedade tahiti, são suficientes para o uso doméstico. Elas florescem várias vezes ao ano, principalmente quando se faz, periodicamente, a retirada de frutos do pé.

Escolha solos férteis e arejados, com pH entre 5,5 e 6,5. O local deve ser ensolarado e protegido de correnteza de ventos. Abra covas com 40 x 40 x 40 centímetros, com espaçamento de 7 x 5 ou de 7 x 4 metros. Para o cultivo de galego, diminua as medidas em um metro.

A melhor época para plantar as mudas de limoeiro no campo é a estação das chuvas, preferindo-se as horas mais frescas do dia, com pouco sol. Com acesso a uma boa quantidade de água, a produtividade da fruteira é maior. A irrigação pode ser uma opção para os meses mais secos.

O limoeiro se desenvolve bem entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade relativa do ar, que tornam os frutos mais suculentos. O limoeiro começa a produzir depois de três anos do início do cultivo, com floração nos meses de setembro e outubro. Em quatro meses, pode ser feita a colheita, que dura 120 dias. A cada safra é possível apanhar de 80 a 100 quilos de limão por árvore. Colha os frutos manualmente e use uma tesoura para auxiliar no corte das hastes.

Como podar e adubar a Árvore Limoeiro – Limão-Siciliano - Citrus Limon

Apesar de não ser comum a poda em citros, faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta.

Os ramos mais finos devem ser cortados com uma tesoura; os mais grossos, com serra. Misture cobre em pó com um pouco de água e pincele no local dos cortes. Para que haja brotações no interior das plantas, apare de dez a 15 centímetros dos ponteiros.

Como propagar a Árvore Limoeiro – Citrus Limon

Propaga-se por semente e enxertia, prática mais recomendada, que, no entanto demanda muito cuidado, dedicação e tempo. Para o pequeno produtor, o indicado é iniciar o cultivo com mudas prontas, que podem ser compradas em viveiristas.

Use solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado. Propaga-se também por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos.

Utilização da Árvore Limoeiro – Limão-Siciliano - Citrus Limon

Usada como árvore ornamental em jardins atualmente e também foi muito utilizado no Mediterrâneo de maneira ornamental em jardins islâmicos.

Da árvore se usa as folhas e os frutos. Os de cor amarelada ou amarelo-esverdeada são cultivados, sobretudo pelo sumo, embora a polpa e a casca também se utilizem em culinária. Os limões contêm uma grande quantidade de ácido cítrico, o que lhes confere um gosto ácido. No suco de limão, essa acidez chega a um...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797