VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Coqueiro – Cocos Nucifera
Coqueiro – Cocos Nucifera

Matéria: Árvore Coqueiro – Cocos Nucifera

Autor - Fonte: Fanny Menezes

É nativo do Sudeste da Ásia. A planta foi introduzida no Brasil pelos portugueses, por volta do ano de 1553. Primeiramente foi inserido no estado da Bahia - daí côco-da-Baia, disseminando-se por muitas regiões, principalmente pelo litoral nordestino.

Características da Árvore Coqueiro – Cocos Nucifera

é um membro da família Arecaceae (família das palmeiras). É a única espécie classificada no gênero Cocos.É uma planta que pode crescer até 30 m de altura, com folhas pinadas de 4–6 m de comprimento, com pinas de 60–90 cm. As folhas caem completamente, deixando o tronco liso.

Seu fruto, um coco é seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A ca
ca (mesocarpo) é fibrosa e existe um caroço interno (o endocarpo lenhoso). Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina.

Como plantar e cultivar a Árvore Coqueiro – Cocos Nucifera

Observe as condições de clima, solo e a qualidade da muda. Os coqueirais se desenvolvem bem em lugares com temperaturas elevadas. O ideal é por volta de uma média anual de 27 graus.

Áreas com boa distribuição de chuvas - precipitação anual de 1,5 mil milímetros - são as mais indicadas. Uma dica é começar a lavoura de coqueiros no início da estação das chuvas. Caso contrário, utilize um sistema de irrigação.

O coqueiro-gigante é o mais rústico, florescendo entre seis e oito anos após o plantio. O longo tempo para começar a atividade é compensado pela produção de 40 a 60 frutos por planta ao ano. Sob condições favoráveis, o período de produção econômica é de 60 anos.

A variedade coqueiro anão é mais exigente em água e nutrientes, se desenvolve mais cedo, depois de quatro anos do cultivo, sendo o mais produtivo gerando cerca de 150 a 200 cocos por ano. Possui frutos pequenos e tem menor vida útil, ou 40 anos de produção.

Quando cultivado em terrenos pequenos se indica cultivar o coqueiro híbrido - mistura das duas variedades , que produz de 100 a 120 frutos. Em uma área de um hectare se pode plantar 100 árvores, em espaçamentos de 10 x 10 metros.

Trinta dias antes do cultivo, abra covas de 60cm de diâmetro e 60cm de profundidade ou 80cm de diâmetro e 80cm de profundidade e preencha com terra três quilos de adubo orgânico e 800 gramas de superfosfato simples. Fixe a muda no solo sem enterrar o caule. Depois de um mês, com 300 gramas de uréia e 200 gramas de cloreto de potássio, incorpore o adubo ao solo.

Pragas e Doenças que atingem a Árvore Coqueiro – Cocos Nucifera

As principais pragas são Cochonilhas (Aspidiotus destructor) e Pulgões (Cerataphis lataniae). Inseticidas fosforados controlam com maior eficiência esses insetos. Todavia, sugere-se que o produtor procure orientação técnica na escolha do produto.

As principais doenças são helmintrosporiose (Drechslera incurvta) e Podridão-seca, cujo agente causal é desconhecido. Como medida de controle, recomenda-se a eliminação e queima das partes secas das folhas, pulverizações semanais de fungicidas e capina ao redor do viveiro.

Como propagar a Árvore Coqueiro – Cocos Nucifera

A propagação é feita por sementes que devem ser plantadas quando estiverem bastante secas (11 a 12 meses de idade) e que emitam som ao serem chacoalhadas. As sementes germinam bem tanto a pleno sol quanto na sombra. Recomenda-se germinadores constituídos da mistura de pó-de-serra curtido mais areia (50% de cada). Antes, porém, a região da casca que apresentar maior proeminência deverá ser entalhada ou chanfrada, para facilitar a emergência da plântula e retenção de umidade. O viveiro deverá ser feito em local de leve inclinação e com muita água.

Utilização da Árvore Coqueiro – Cocos Nucifera

Todas as partes do coco, salvo talv...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797