VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Macieira – Malus Domestica
Macieira – Malus Domestica

Matéria: Árvore Macieira – Malus Domestica

Autor - Fonte: Fanny Menezes

é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus.

Características da Árvore Macieira – Malus Domestica

São pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A macieira pertence à família Rosaceae, a mesma da pereira, do pessegueiro, da ameixeira e da cerejeira.

As macieiras variam quanto à dimensão e por isso podemos escolher a árvore que melhor se adapta ao espaço que temos. Desde as anãs com menos de 1,80 m at
as mais altas que podem atingir os 7,5m de altura. Uma dimensão intermédia de 2,5m será a ideal para um jardim pequeno. Ao fim de 3 a 5 anos a macieira dá frutos e atinge a sua máxima produtividade entre os 10 e os 30 anos podendo continuar a dar frutos até aos 50 anos de idade.

É durante a Primavera que a macieira produz uma vistosa floração de cor branca. Os seus frutos aparecem ao longo do Verão e de acordo com a espécie de maçã a época de colheita será o Outono e Inverno, com exceção da Royal Gala que pode ser apanhada no final do Verão

Como plantar e cultivar a Árvore Macieira – Malus Domestica

Geralmente ela é plantada no início da Primavera e antes de ser plantada mergulhe suas raízes na água durante a noite.

Prepare o solo que deve ser bem drenado com aplicação da metade da dose indicada de calcário, subsolagem a 60 centímetros e limpeza do terreno retirando pedras, restos de raízes e tocos.

Quando ainda em crescimento deve ser apoiada com uma estaca e seu troco amarrado com uma borracha, pois sem este artifício seu desenvolvimento pode ficar comprometido e seu caule ferido, mas com o crescimento da árvore terá que ser trocada.

O clima ideal para o cultivo da macieire fica entre 18 °C a 23 °C durante o período vegetativo; com limite máximo de 25 °C no verão; e no inverno abaixo de 7,2 ºC por um determinado número de horas.

As macieiras precisam de 6 horas de sol direto diário pelo que devemos ter atenção ao local onde a vamos colocar. O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado e o local deve estar protegido do vento.

Desbaste as maças pequenas de modo a ficar um único fruto por inflorescência no início do verão, alguns frutos ainda verdes podem cair, mas não se preocupe é normal. Os ramos devem estar distanciados 15 cm um do outro.

Início da Primavera seguinte: Pode os ramos danificados, os rebentos, os ramos verticais e os ramos horizontais na parte superior da planta no início da primavera seguinte. Adube a planta utilizando um bom produto de formulação NPK 5-10-10.

As diferentes espécies encontra-se em climas temperados e subtropicais, já que macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número considerável de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 °C) para terem o rendimento ideal na colheita.

Doenças que atingem a Árvore Macieira – Malus Domestica

A sarna é uma doença fúngica que se manifesta com manchas sobre os frutos e folhas. Nos casos mais graves é necessário borrifar com um fungicida logo após a colheita dos frutos.

Como prevenção existe no mercado alguns produtos, como armadilhas para a mosca da fruta.

Como propagar a Árvore Macieira – Malus Domestica

A mais recomendada é a enxertia. Colete estacas com 10 a 15 centímetros de comprimento e que estejam mais distantes das raízes e de ramos com apenas um ciclo, pois enraízam mais facilmente. As estacas dormentes coletadas durante o inverno demoram mais, porém, são mais simples e baratas. Comercialmente, a produção de porta-enxertos se dá por mergulhia e...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797