VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis
Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis

Matéria: Árvore Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis

Autor - Fonte: Fanny Menezes

Nativo na América do Sul e Central, em regiões tropicais, incluindo toda a Amazônia, na mata semidecídua de terras baixas, em margens inundáveis. O Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis também conhecido pelos nomes populares castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, macacarecuia, maracarecuia, amêndoa-dos-andes e amendoeira-dos-andes, é uma espécie de árvore originária da Amazônia.

Características da Árvore Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis

É uma árvore de porte grande chegando até 35 metros em seu habitat natural, tem o crescimento é rápido e a madeira é macia.

As folhas são simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores surgem do
ronco, em longas inflorescências, racemosas que chegam a 3 metros de comprimento.

As flores contêm seis pétalas carnosas, esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas com longos estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas. Elas exalam um delicado aroma de rosas, e são atrativas para abelhas e mamangavas que a polinizam.

A floração é de longa duração chegando a durar o ano todo, ocorrendo com mais intensidade durante a primavera e verão.

Possui frutos redondos tipo baga que pendem em cachos, eles são grandes globosos, de amadurecimento lento (quase um ano), casca lenhosa amarronzada, com peso de quase 3 quilos e 20 cm de diâmetro, com polpa gelatinosa, de cor azulada e mal cheirosa e cheia de sementes.

Como plantar e cultivar a Árvore Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis

Aprecia ser cultivado sob sol pleno, solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigação regular. Não tolera encharcamento, mas aprecia calor e umidade.

Como propagar a Árvore Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis

As florações começam a surgir a partir do quinto ano. Multiplica-se por sementes.

Utilização da Árvore Abricó de Macaco - Couroupita Guianensis

Ele dá flores e frutos bonitos e vistosos. Entretanto, como o seu nome diz, só macacos e alguns animais conseguem comer o fruto. Ele não é venenoso, mas devido o mau cheiro que exala ao ser cortado, fica intragável para humanos.

Pelo peso dos seus frutos, esta árvore não é recomendada para uso onde ocorre de circulação de pessoas e automóveis, como calçadas e ruas, assim como pequenos jardins residenciais.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797