VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Mopane - Colofhospermum mopane
Árvore Mopane - Colofhospermum mopane

Matéria: Árvore Mopane - Colofhospermum mopane

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É uma árvore nativa de Angola e do Malawi, suas folhas tem forma de borboleta, é uma folha bifoliata, emite também vagem de sementes finas que facilitam a identificação. É uma das três árvores de lenha regionalmente importantes. África do Sul e áreas adjacentes maiores do Botswana e do Zimbabué, as árvores tendem a variar entre 4 e 18 m, muitas vezes chamadas de mopane scrub (arbustos) mas também às vezes mais altas e formando bosques, onde mais ao norte, as árvores são mais altas e formam florestas altas, conhecidas como catedral mopane.

Como plantar e cultivar a Árvore Mopane - Colofhospermum mopane

Esta árvore não cresce bem fora de áreas quentes e sem gelo
om chuvas de verão. Crescer em solos alcalinos (com elevado teor de cal) que são rasos e não são bem drenados. Também cresce em solos aluviais (solo depositado pelos rios).

Como propagar a Árvore Mopane - Colofhospermum mopane

Sua multiplicação costuma ser feita por sementes, na primavera, quando as vagens racham sozinhas no pé.

Utilização da Árvore Mopane - Colofhospermum mopane

Os galhos de mopane têm sido tradicionalmente usados como escovas de dente, casca para fazer cordel e para bronzeamento, e folhas para curar feridas. A madeira também é usada para fazer carvão e madeira braai.

A árvore é uma fonte importante de alimento para o verme de mopane, a lagarta da mariposa Gonimbrasia belina . As lagartas são ricas em proteínas e são comidas pelas pessoas. A árvore também atua como um foodplant para uma traça de seda selvagem, Gonometa rufobrunnea . Casulos da mariposa são colhidos como seda selvagem, para fazer pano.

A madeira de mopane é uma das mais pesadas da África Austral e é difícil de trabalhar devido à sua dureza. No entanto, isso também torna resistente a cupins. Por esta razão, tem sido usado há muito tempo para a construção de casas e cercas, como travessas de caminho-de-ferro e como escoras. A resistência a térmitas e a coloração avermelhada e rica também a tornam popular para pisos. Fora da África, o mopane está ganhando popularidade como uma madeira pesada e decorativa, seus usos incluem ornamentos de aquário, bases para lâmpadas ou esculturas e detalhes de jardim.

É também cada vez mais utilizado na construção de instrumentos musicais, particularmente instrumentos de sopro. A qualidade da madeira negra africana Dalbergia melanoxylon, tradicionalmente usada para clarinetes, está a tornar-se mais difícil de encontrar. Mopane é bastante oleoso, tempera-se muito bem com poucas fendas ou batidas e produz instrumentos de um tom quente e rico.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797