VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Dragoeiro – Dracaena Draco
Árvore Dragoeiro – Dracaena Draco

Matéria: Árvore Dragoeiro – Dracaena Draco

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

A espécie é originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia, onde é nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores, ocorrendo localmente da costa africana vizinha e em Cabo Verde. Dracaena draco, conhecida pelo nome comum de Dragoeiro, é uma espécie de plantas com flor da classe Liliopsida, ordem Asparagales.

Características da Árvore Dragoeiro – Dracaena Draco

O dragoeiro deve o seu nome à cor da sua seiva, que depois de oxidada por exposição ao ar forma uma substância pastosa de cor vermelho vivo que foi comercializada na Europa com o nome do sangue-de-dragão ou drago. O sangue-de-dragão atingia elevados preços, sendo a sua origem conserv
da no mistério por muito tempo.

Pode atingir centenas de anos de idade, produzindo plantas arborescentes de grandes dimensões. Apesar de comum e muito apreciado como planta ornamental nos jardins daqueles arquipélagos, o dragoeiro encontra-se vulnerável no estado selvagem devido à destruição do seu habitat. A sua abundância varia entre relativamente comum nas Canárias e raro na ilha da Madeira e na maioria das ilhas açorianas. É o símbolo vegetal da ilha de Tenerife.

As folhas são muito finas em comparação com outras Dracaena com folhas arqueadas. Existem três tipos, um tem uma borda externa vermelha escura com um centro verde, outro é verde no centro com listras vermelhas e amareladas e o outro o colorama tem bordas vermelhas grossas. As folhas são produzidas quando o tronco cresce caules (cana) do lado que muitas vezes precisa ser treinado (os mantém crescendo para cima). Essas hastes têm uma casca marrom-acinzentada (o tronco) que também pode produzir pequenas, então a árvore do Dragão precisa ser podada para evitar que a planta cresça em todas as direções.

Estes são produtores lentos que podem levar cerca de 10 anos para alcançar mais de 1,5 metros de altura, mas parecem exuberantes quando atingem cerca de 30 cm de altura. Eles têm uma aparência muito parecida com plantas de palmeiras.

Como plantar e cultivar a Árvore Dragoeiro – Dracaena Draco

Nos Açores os dragoeiros habitam a baixa altitude, existindo alguns exemplares famosos, tendo os existentes na zona da Praia de Água de Alto sido classificados por decreto do parlamento açoriano como árvores protegidas.

Use um vaso com furos de drenagem e preenchido com uma terra de bom escoamento. O dragoeiro prospera na umidade, mas suas raízes apodreceriam em terreno encharcado. Encha com terra, até a metade, um vaso que tenha o dobro do tamanho do torrão de raízes do espécime.

Centralize a planta no vaso e termine de preenchê-lo com terra. Umedeça as raízes por completo com água destilada. Se você já comprou a planta com o vaso, pode deixá-la assim até que seja necessário replantá-la.

Como propagar a Árvore Dragoeiro – Dracaena Draco

Multiplica-se por sementes e por estacas.

Por estacas, basta remover uma seção ramificada no nó, com uma extensão de até 1 m e plantar em uma mistura arenosa em pleno sol e estacioná-lo para que ele não se mova, tendo cuidado para não quebrar.

Por sementes, manter as sementes plantadas fora da luz solar direta, em uma mistura arenosa e úmida, em uma temperatura entre 18-30 C . Após um mês, as sementes germinarão e produzirão pequenos rebentos verdes.

Transplante cada germinação em um vaso de planta separado de 12 cm de diâmetro preenchido com uma mistura 50-50 de solo esterilizado e turfa. Coloque os vasos em uma posição exterior parcialmente ensolarada.

Utilização da Árvore Dragoeiro – Dracaena Draco

este Sangue de Dragão é uma resina que a árvore produz ao ser cortada ou ferida. Esta resina, de cor avermelhada, serve para cicatrizar a ferida da árvore e também evita que ela seja atacada por insetos ou pragas. Outros nomes dados à árvore são: Sangue de Dragoeiro e Sangue de Dragão.

Além de servir para proteção da plant...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797