VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Baobá – Adansonia Digitata
Árvore Baobá – Adansonia Digitata

Matéria: Árvore Baobá – Adansonia Digitata Página 2

Autor - Fonte: Equipe Floresbella
...as

Como todas as espécies de Adansonia ocorrem em regiões sazonalmente áridas, e são decíduas, deixando cair as folhas durante a estação seca, estas árvores destacam-se pela capacidade de armazenamento de água nos tecidos do tronco, a qual pode alcançar os 100 000 litros. Esta reserva hídrica destina-se a permitir sobreviver às duras condições de seca comuns nessas regiões.

Alguns exemplares ficam ocos quando envelhecem, convertendo-se em grandes depósitos nos quais se podem armazenar mais de seis mil litros de água.

Como propagar a Árvore Baobá – Adansonia Digitata

Criar uma a partir de sua semente é um projeto simples para se fazer em casa. Porém, apes
r de não precisarem de muito cuidado ou manutenção, a taxa de germinação das sementes é bastante baixa, sendo necessário plantar várias sementes para melhorar o sucesso.

Utilização da Árvore Baobá – Adansonia Digitata e seu Fruto

Algumas espécies de Adansonia são utilizadas como fonte de fibras vegetais, corantes para têxteis, lenha, diversos produtos, fazendo cordas com as fibras da raiz e objetos decorativos com os frutos.

O fruto é uma baga seca ou uma cápsula engrossada com forma de melão alargado. As sementes são numerosas, grandes, com forma de rim. As sementes são envolvidas por uma polpa de coloração creme, cuja textura varia de terrosa a esponjosa segundo a espécie e o grau de maturação do fruto. As sementes permanecem viáveis por mais de cinco anos.

A polpa seca encontrada no interior dos frutos de várias espécies de Adansonia pode ser utilizada como espessante em geléias e molhos, adoçante para bebidas frutadas, ou como um complemento de sabor picante para molhos picantes. A polpa do fruto e as sementes da espécie Adansonia grandidieri e Adansonia Za são consumidas in-natura.

As sementes de algumas espécies são uma fonte de óleo vegetal e as folhas frescas podem ser consumidas como uma hortaliça

O fruto da Adansonia Digitata apresenta uma casca aveludada e o tamanho aproximado de um coco, pesando cerca de 1,5 kg. Tem no seu interior um miolo seco comestível, sem sumo, que se desfaz facilmente na boca. Apresenta um sabor acídico, acre, descrito como algo entre a toranja, a pera e a baunilha. O fruto fresco apresenta sabor semelhante ao de um sorvete, ligeiramente agridoce, isto é, adocicado com uma ligeira acidez.

Quando consumido in natura, o fruto é rico em vitaminas e sais minerais.

O fruto seco pulverizado de Adansonia Digitata contém cerca de 12% de água e níveis modestos de vários nutrientes, como: carboidratos, pectina, riboflavina, cálcio, magnésio, potássio, ferro e fitoesteróis, com teores reduzidos de proteínas e gorduras. O conteúdo em vitamina C, descrito como variável em diferentes amostras, está no intervalo 74 a 163 mg por 100 g de fruto seco pulverizado.

Ir para a página:

Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797