VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Baobá – Adansonia Digitata
Árvore Baobá – Adansonia Digitata

Matéria: Árvore Baobá – Adansonia Digitata

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É um género de plantas com flor que agrupa as espécies de árvores das regiões tropicais áridas e semi-áridas conhecidas por baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras. O género agrupa nove espécies validamente descritas, das quais seis têm distribuição natural restrita à ilha de Madagáscar, uma ao continente africano e Médio Oriente e outra à Austrália.

O baobá é a árvore nacional de Madagáscar e o emblema nacional do Senegal.

Características da Árvore Baobá – Adansonia Digitata

As espécies do género Adansonia são árvores de copa compacta, decíduas, deixando cair a folha na estação seca, de tronco massivo, formando um paquicaule cilíndric
ou em forma de garrafa, repleto de nós, com diâmetros que atingem os 7 a 11 m, embora se conheçam exemplares isolados de muito maiores dimensões, e alturas que variam de 5 a 30 m. O ritidoma é liso e a madeira fibrosa co pouco conteúdo em água.

O exemplar conhecido por boabá de Glencoe, um espécime de Adansonia Digitata da Província do Limpopo, África do Sul, era considerado a maior árvore deste género, com um perímetro à altura do peito de 47 m e um diâmetro de 15,9 m. Esta árvore entretanto partiu-se em duas partes, pelo que o maior espécime de baobá conhecido é presentemente o baobá de Sunland (ou árvore de Platland), também na África do Sul, com um diâmetro ao nível do solo de 9,3 m e um perímetro à altura do peito de 34 m.

O tronco dos baobás adota a forma de garrafa durante a fase de maturidade da árvore, em geral estimada pelos 200 anos. Em boas condições ecológicas, sobre solo arenoso, com um clima temperado e precipitação anual entre 300 e 500 mm estas árvores podem viver até aos 800 ou 1000 anos.
Alguns exemplares têm a fama de terem vários milhares de anos, mas as árvores do gênero Adansonia produzem anéis de crescimento ténues, provavelmente anuais, que não são fiáveis para datação ou para a determinação da idade do espécime onde sejam amostrados, por serem difíceis de contar e porque desaparecem à medida que a madeira envelhece.

Os baobás são árvores de folha caduca das zonas sazonalmente áridas, as suas folhas caem durante a estação seca e apenas brotam na época das chuvas, no verão no hemisfério sul e de inverno no hemisfério norte. As folhas dos exemplares adultos são compostas, com 5 a 11 folíolos que surgem do mesmo pecíolo em círculo e cujos bordos são inteiros em todas as espécies, salvo na espécie Adansonia rubrostipa, que os apresenta dentados. Os exemplares jovens apresentam folhas simples, adquirindo progressivamente folhas lobuladas.

As flores são hermafroditas, actinomorfas, até 10 cm de comprimento, com pétalas brancas. Todas as espécies frutificam no final da estação seca ou princípios da húmida.

Como plantar e cultivar a Árvore Baobá – Adansonia Digitata

Os baobás são árvores que podem chegar a mais de 20 metros de altura. Em condições adequadas, você pode cultivá-los em vasos e transformá-los em bonsais.

- Prepare a terra misturando uma medida de terra preta e a mesma medida de húmus. Se não tiver húmus, substitua por terriço;
- Plante duas ou três sementes em um vaso ou pote pequeno e cubra com 1,5 cm da terra preparada. A efetividade da germinação é aleatória, por isso é recomendável plantar mais de uma semente;
- Regue regularmente umedecendo um pouco o solo durante os primeiros dez dias, tempo em que os brotos devem começar a nascer;
- Quando as plantas tiverem entre 10 e 15 cm de altura, transfira cada uma para um vaso maior;
- A terra dos vasos para onde as plantas serão transferidas deve ter uma drenagem maior do que a anterior. Para isso, acrescente uma medida de areia de rio;
- Coloque o vaso em um lugar que receba sol direto e seja protegido de ventos;
- Regue regularmente e diminua a quantidade de água durante os meses mais frios. Os baobás são resistentes às sec...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797