VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis
Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis

Matéria: Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

As cerejeiras são nativas de muitos países asiáticos, inclusive Japão, Coréia e China. O Japão tem uma grande variedade de cerejeiras (sakura), com bem mais de 200 cultivares.

Características da Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis

A variedade de Cerejeira/Sakura mais popular no Japão é a Somei Yoshino (Prunus). As suas flores são de um branco quase puro, tingido com rosa pálido, especialmente perto do caule. Florescem e caem, geralmente, dentro de uma semana, antes de voltarem as folhas.

Portanto, as árvores parecem quase todas alvas do topo ao chão. A variedade recebe seu nome da vila de Somei (hoje parte do bairro de Toshima em Tóquio). Foi desenvolvid
entre meados e finais do século XIX, no fim do Período Edo e no começo do Período Meiji.

Como plantar e cultivar a Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis

Pode ser plantada em quase qualquer tipo de solo, além de não precisar de muitos cuidados, mas, requer um clima preferivelmente ameno, assim, em climas muito frios talvez sinta muito e não possa crescer sã e forte. O solo não é problema, adapta-se a quase qualquer um, ainda que seja necessário que drene bem. Prefere os solos profundos, úmidos (sem estar encharcados) e férteis.

Quanto mais exposta ao sol tem maior floração em comparação aos que são cultivados na sombra, que sempre costumam ser mais frágeis, não precisa de muitos cuidados, uma poda anual é o suficiente, devendo evitar cortar ramos muito grossos pois isso pode afetar a saúde da cerejeira.

São sensíveis a pragas, sendo assim devemos ter cuidado com os pulgões, ácaros, carunchos, lesmas e caracóis, entre outros. Dessa forma se nossa cerejeira em flor produzir frutos, algo que nas cerejeiras japonesas não costuma ser muito comum.

Como propagar a Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis

É muito fácil de reproduzir por estaquias ou sementes.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis

A planta cresce melhor em zonas com forte insolação, embora seja extremamente tolerante à sombra. Temperaturas muito elevadas reduzem o crescimento das folhas. Suporta bem a seca, mas prefere zonas bem irrigadas.

Utilização da Árvore Cerejeira Japonesa – Prunus Yedoensis

Flores e folhas de cerejeira são ambos comestíveis e usados como ingredientes no Japão. As flores são curtidas em sal e em umezu e usado para trazer para fora o sabor de um wagashi ou anpan.
Flores curtidas em sal imersas em água quente são chamadas sakurayu, que é bebido em eventos festivos como casamentos em vez do comum chá verde.

As folhas, principalmente as da variedade ?shima (Prunus speciosa) por causa da maciez, são também curtidas em água salgada e usadas para fazer sakuramochi. Já que as folhas contêm cumarina, contudo, não se recomenda comê-las demais.

O principal motivo para plantar essa árvore é o ornamental. Os japoneses centram-se nesse aspecto mais que em seus frutos, porque essas cerejeiras contam com uma beleza impressionante que além disso dura todo o ano.

Essa árvore gera surpresas para cada estação do ano mudando de cor e mostrando assim um excelente repertório de tonalidades. Dessa maneira, cabe destacar que é uma árvore que fica bem com outras espécies vegetais como arbustos.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797