VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore da Borracha - Ficus Elastica
Árvore da Borracha - Ficus Elastica

Matéria: Árvore da Borracha - Ficus Elastica

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Conhecida pelo nome comum de árvore-da-borracha ou planta da borracha, é uma Moraceae tropical, originária de uma vasta região que se estende desde o subcontinente indiano (Assam) até à Malásia e à Indonésia (Java e Samatra), frequentemente utilizada como árvore de interior e como ornamental em zonas tropicais e subtropicais.

Características da Árvore da Borracha – Ficus Elastica

Árvore perenifólia com uma altura entre quinze metros a vinte metros de altura (até sessenta metros no seu habitat natural), de tronco curto e grosso (chega aos dois metros de diâmetro), geralmente irregular e muito ramificado desde a base, de casca lisa, acinzentada, por vezes com laivos a
astanhados, brilhante e com ranhuras horizontais. A copa é ampla, com ramos que se desenvolvem obliquamente ao tronco principal. A planta tende a desenvolver raízes aéreas que ao encontrarem o solo se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar os pesados ramos e contribuindo para o alargamento da copa.

As folhas são alternas, com pecíolos até cinco centímetros, grandes, com comprimento entre os 12 cm e 35 cm (chegando a 45 cm nas plantas jovens) e de 10 cm a 15 cm de largura, ovais a elípticas, de consistência coriácea, verde-escuras e lustrosas na página superior; claras e com penugem na inferior.
Tal como é norma no género Ficus, as flores estão inseridas na face interna de um receptáculo carnudo (que forma o sicónio), a sua polinização dependendo de uma vespa específica que co-evoluiu com a planta. Devido a esta relação, as flores não emitem qualquer fragrância. Entretanto quando as flores femininas estão maduras, o socônio emite odor que atrai as vespas polinizadoras.

Os frutos são minúsculos figos (sicónios), sésseis, esféricos, com cerca de um centímetro de diâmetro e com a superfície lisa, de cor esverdeada com minúsculos ponteados mais escuros. Fora do seu habitat nativo, os frutos são raros.

Como plantar e cultivar a Árvore da Borracha – Ficus Elastica

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A falsa-seringueira aprecia o calor e a umidade tropicais, típicos de seu habitat. Assim, ela gosta de regas frequentes, sem encharcar e não aprecia o frio intenso ou geadas, embora possa tolerar geadas leves. Pode ser cultivada em ambiente com calefação, mas nesse caso, faça pulverizações regulares de água sobre as folhas, evitando que ressequem demais.

Como propagar a Árvore da Borracha - Ficus Elastica

Dada a dependência em relação à vespa polinizadora, fora do seu habitat natural a reprodução é assexuada, sendo fácil o enraizamento de estacas e a indução de formação de raízes em ramos através da utilização de hormonas.

Clima ideal para o cultivo da Árvore da Borracha - Ficus Elastica

A planta cresce melhor em zonas com forte insolação, embora seja extremamente tolerante à sombra. Temperaturas muito elevadas reduzem o crescimento das folhas. Suporta bem a seca, mas prefere zonas bem irrigadas.

Utilização da Árvore da Borracha - Ficus Elastica

É uma das plantas de interior mais populares do mundo, sendo cultivada com este objetivo em praticamente toda a Terra.

Quando cortada, a planta derrama um látex tóxico, esbranquiçado e muito viscoso. Este látex foi utilizado como matéria-prima no fabrico de borracha, embora não tenha a mesma abundância e qualidade do produzido pela seringueira.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797