VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Aroeira Salsa - Schinus Molle
Árvore Aroeira Salsa - Schinus Molle

Matéria: Árvore Aroeira Salsa - Schinus Molle

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Nativa da América do Sul. Carrega a justa fama de produzir a madeira mais resistente do Brasil. Aroeira é o nome popular da espécie Schinus molle, também conhecida popularmente como Aroeira salso, Aroeira, Aroeira Mole, Corneiba, Corneita, Anacauíta, Fruto de Sabiá, Aroeira periquita, Pimenteiro, Terebinto, Bálsamo

Características da Árvore Aroeira Salsa - Schinus Molle

Espécie arbórea com altura entre 4 e 8 metros e tronco com 25 a 35 cm de diâmetro, revestido por casca grossa e escamosa. De madeira dura, pouco elástica, com alburno escuro e de excelente durabilidade.

É utilizada para confecção de mourões, esteios, trabalhos de torno, obras hidráulicas e na con
trução civil. Além disso, a casca pode ser empregada para curtir couro e o córtex para produção de resina. Suas folhas são compostas, sem estípulas, com 9-25 folíolos linear-lanceolados a lineares, subcoreáceos, glabros, com 3-8 cm de comprimento e de margens serreadas.

As flores amareladas e pouco vistosas são reunidas em inflorescências e os frutos são drupas globosas e de coloração vermelha.

Como plantar e cultivar a Árvore Aroeira Salsa- Schinus Molle

Adaptada a solos secos, arenosos e de baixa fertilidade. Altamente tolerante à seca e a geadas.

Plante a em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado nos primeiros anos de implantação. As podas de formação estimulam uma copa mais densa, arredondada e bonita.

A facilidade de adaptação faz a planta se desenvolver em solos secos e pedregosos, dunas e ambientes de banhados. E a abundância dos frutos mais o belo porte da copa, fazem da aroeira uma árvore muito conhecida da população brasileira. Ela floresce de agosto a novembro e seus frutos amadurecem entre dezembro e janeiro, ficando na árvore até março.

Como propagar a Árvore Aroeira Salsa- Schinus Molle

Colha os frutos da árvore após seu amadurecimento, separe dos pedínculos e deixar secar ao sol para retirar pericarpo com esfregação manual. Também é possível plantar o fruto diretamente. Um Kg de sementes tem quese 30 mil unidades.

Semeie canteiros semi-sombreados com substrato organo-argiloso, cobrir com terra peneirada e regar duas vezes ao dia. Germinação de 50% em 30 a 40 dias.

Plantar no local definitivo a partir de 25 cm. Desenvolvimento rápido, chegando a 3m aos dois anos.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Aroeira Salsa- Schinus Molle

Deve ser cultivada sob sol pleno.

Utilização da Árvore Aroeira Salsa - Schinus Molle

Seus frutos não são comestíveis, é considerada uma das espécies que mais se adapta em solos pedregosos e drenados, além disso, é altamente tolerante à secas, resiste à geadas e apresenta boa capacidade de regeneração natural.

Floresce entre os meses de agosto e novembro e a maturação dos frutos ocorre entre dezembro e janeiro, permanecendo, contudo, na árvore, até março.

É muito utilizada na arborização de ruas e paisagismo. Usada para mourões e trabalhos de torno. Sua resina é impregnada de terebentina e a casca é utilizada para curtir couro.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797