VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Aroeira
Árvore Aroeira

Matéria: Árvore Aroeira

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Aroeira é o nome popular da espécie Schinus terebinthifolia, árvore nativa da América do Sul. Carrega a justa fama de produzir a madeira mais resistente do Brasil.

Características da Árvore Aroeira

Chega de 5 a 30 m de altura. Tronco tipicamente reto com 50 a 80 cm de diâmetro, com casca castanha-escura, desprendendo-se em pequenas placas retangulares nos troncos mais idosos.

Folhas compostas, imparipinadas, folíolos aromáticos (quando esmagadas, têm o cheiro parecido com o de manga), pouco pilosos, oblongos ou ovais, com ápices arredondados ou agudos. Flores amarelo-alaranjadas com forma de estrelas. Floresce nos meses de Agosto a Setembro, a maturação dos frutos in
cia-se no mês de outubro-novembro.

Como plantar e cultivar a Árvore Aroeira

Plante a em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado nos primeiros anos de implantação. As podas de formação estimulam uma copa mais densa, arredondada e bonita. Para a formação de cercas-vivas as podas devem ser efetuadas cedo para estimular o surgimento de múltiplos caules. A aroeira-mansa é considerada planta invasiva em muitos países onde é exótica, devido a facilidade de propagação.

A facilidade de adaptação faz a planta se desenvolver em solos secos e pedregosos, dunas e ambientes de banhados. E a abundância dos frutos mais o belo porte, ereto e copado, fazem da aroeira uma árvore muito conhecida da população brasileira.

Como propagar a Árvore Aroeira

A espécie é generalista quanto aos polinizadores, possuindo uma vasta gama de vetores de pólen, sendo em geral polinizada efetivamente por algumas espécies de abelhas e vespas e potencialmente por diversos outros insetos. Multiplica-se facilmente por estacas e sementes. Deve colher os frutos quando iniciarem a abertura espontânea e liberação das sementes, secar ao sol, sendo que 1 quilograma contém 35.500unidades.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Aroeira

Deve ser cultivada sob sol pleno.

Características, uso e valores nutricionais do Fruto da Árvore Aroeira

Fruto tipo drupa, vermelho-brilhante, aromático e adocicado, globoso-oval, com cerca de 0,5 cm de comprimento. As sementes parecem uma pimenta-do-reino.

Seus frutinhos são usados em culinária, recebendo o nome de pimenta rosa, um tipo de pimenta doce.

Usada em medicina popular. Indicada medicinalmente no tratamento da artrite, febres, ferimentos e reumatismos.

Tem ação anti-inflamatória, antiespasmódica, tônica, vulnerária, diurética, antileucorreica, emenagoga, adstringente, cicatrizante, balsâmica e bactericida. Assinalando ainda que com a resina azulada da casca os jesuítas preparavam o balsamo das missões de uso corrente entre a população cabocla.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797