VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus
Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus

Matéria: Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Ginja ou cereja ácida, também conhecida como amarena, é uma espécie do género Prunus, pertencendo ao subgénero Cerasus - cereja, nativo de grande parte da Europa e do sudoeste asiático. Seu nome científico é Prunus Cerasus. Ocorre habitualmente entre os 200 e os 1.000 metros acima no nível do mar.

Características da Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus

É um parente próximo da cereja Prunus avium, também conhecida como cereja-doce, mas o seu fruto é mais ácido, sendo útil principalmente para fins culinários.

A árvore é menor que a da cereja-doce, alcançando entre 4 a 10 metros de altura. As ginjas cultivadas foram selecionadas a partir de espécimes selvagens de
Prunus cerasus e da dubitavelmente distinta Prunus acida dos mares Cáspio e Negro, sendo já conhecidas pelos gregos no ano 300 AC.

Esta variedade floresce tardiamente, evitando a maior parte das geadas, o que a torna uma colheita mais fiável.

Como plantar e cultivar a Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus

As ginjas requerem condições de cultivo semelhantes às das pêras, ou seja, preferem um solo rico, escorrido e húmido, apesar de necessitarem de mais nitrogénio e água que as cerejas doces.

Também sofrem menos de pragas e doenças que as cerejas doces, apesar de os pássaros poderem consumir uma parte considerável dos frutos.

Adquira uma muda já formada ou uma planta jovem que já poderá ter uns 2 metros de altura. Abra uma cova no jardim, fora do caminho predominante dos ventos, para não perder flores na florada de primavera.

Instale sua muda ou arvoreta, na cova, preencha o espaço do buraco com terra adubada com composto ou estrume bem curtido e fixe bem a planta. Se for necessário, ponha um tutor ao lado, para a planta ficar reta até que se enraíze bem.

A cerejeira não necessita de muita rega. Adube uma vez ao ano, geralmente as árvores frutíferas requerem suplementos orgânicos que lhes ofereçam nitrogênio, fósforo e potássio em quantidades adequadas.

Para adubar, coloque o adubo em pequenos buracos, ao redor da planta, cubra-os com terra e regue abundantemente por cima.

Será preciso podar, anualmente, a árvore, o que deverá ser feito após a colheita dos frutos.

Durante o Verão, os frutos devem ser protegidos por redes. Ao serem colhidas, devem ser cortadas da árvore, para evitar partir os ramos ao puxar.

Como propagar a Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus

As ginjas produzem pólen para si mesmas, o que significa serem necessárias populações de polinizadores bem menores, dado que o pólen só necessita ser transportado dentro de uma dada flor. Em áreas de escassez de polinizadores, a criação de colméias perto dos campos pode constituir uma ajuda para melhorar as colheitas.

Sementes requerem de 2 a 3 meses de estratificação a frio deve ser semeada assim que as cerejas amaducerem. A germinação pode ser muito lenta, por vezes demorando 18 meses.

Quando as plantas tiverem algum tamanho separe-as em vasos individuais e proteja-as durante o primeiro inverno. Mude-as para os locais definitivos na próxima primavera.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus

Espécie de meia-sombra ou luz. Pode suportar temperaturas até -20ºC. Para completar seu ciclo natural de floração a frutificação ela precisa de pelo menos 1.000 horas de inverno, ou seja pelo menos um clima de 7C°.

Características, uso e valores nutricionais da Ginja, o Fruto da Árvore Ginjeira – Prunus Cerasus

Amadurece entre meados e fins do Verão, por volta do fim de Agosto, na Inglaterra. A cor do fruto varia entre o vermelho e o preto, desenvolvendo-se em ramos mais curtos.

Ao serem colhidas, devem ser cortadas da árvore, para evitar partir os ramos ao puxar.
Cada 100 gramas da polpa da fruta Ginja contêm:

Energia: 263 kJ (63 kcal), Hidratos de carbono: 16 g, dos quais açucares: 12,8 g, dos quais fibra: 2,1 g, Lípidos: 0,2 g, Prote...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797