VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Atemoia
Árvore Atemoia

Matéria: Árvore Atemoia

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimoia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.), ambas pertencentes à família das anonáceas (a mesma da graviola). Nativa das regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia.

No Brasil as primeiras plantações começaram na década de 60, hoje a área plantada é de aproximadamente um mil hectares, concentrados nas Regiões Sul e Sudeste. O estado de maior produção de Atemoia é São Paulo com 43,8%, Minas Gerais, Paraná e Bahia ficam com 18,8% cada.

Características da Árvore Atemoia

É uma árvore de pequeno porte (4 a 5 m de altura), com folhas de 6 a 7cm de comprimento. As folhas
ão lanceoladas, com 10 a 20 cm de comprimento. As flores são hermafroditas, amarelo-esverdeadas, aparecem isoladas ou em cachos de 2 a 4, parecidas com as da fruta-do-conde, com 3 a 4 cm de comprimento e típicas das Anonáceas.

Como plantar e cultivar a Árvore Atemoia

O plantio da Atemoia através da propagação por sementes não é recomendada porque surgem grandes variações, visto que é uma híbrida. Se você deseja adquirir novas cultivares, aí sim, utilize as sementes.

Recomenda-se seu plantio no começo da estação chuvosa e, depois que as chuvas diminuem, é preciso adequar um ritmo de regas que mantenha a terra úmida e a água disponível.

Aconselha-se o plantio da muda de Atemoia em solo profundo, bem adubado com matéria orgânica e bem drenado, para não empossar a água e prejudicar as raízes da planta.

O espaço em volta da planta é importante para que os galhos cresçam e se encham de frutos, mas, também, para que corra o vento e impeça as contaminações fúngicas que são frequentes nas regiões mais úmidas.

O solo deve ser profundo, bem drenado e, preferivelmente, de textura leve, suprido de matéria orgânica.

Como propagar a Árvore Atemoia

Normalmente, é feita por sementes; entretanto, devem ser propagadas por enxertia, devido à grande variabilidade de plantas que aquele método proporciona, principalmente no caso do híbrido atemóia. No cultivo da Atemoia, devem-se utilizar sempre mudas enxertadas e sadias.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Atemoia

A Atemoia é planta tropical, de clima quente e úmido, que gosta e exige muita água para seu cultivo. Adapta se bem aos diversos climas, principalmente atemóia; entretanto, não tolera geada nem temperaturas muito baixas, notadamente, as plantas jovens e as adultas em fase de florescimento e maturação dos frutos.

Preferem inverno seco e precipitação bem distribuída no período vegetativo. As temperaturas médias mais convenientes variam de 10 a 20ºC (mínimas) a 22 a 28ºC (máximas).

Características, uso e valores nutricionais da Atemoia, o Fruto da Árvore Atemoia

É da família das anonáceas, possui uma casca rugosa e pontiaguda, como a da graviola, trazendo em seu interior uma polpa branca com sementes negras, é resultante do cruzamento da pinha com a cherimóia. É uma fruta saborosa, doce e refrescante de riqueza nutricional significativa em sais minerais e vitaminas, para além de compostos antioxidantes

A época de frutificação ocorre entre fevereiro e setembro e, com mais força, entre maio e junho.

Coma in natura - o consumo da polpa da atemoia in natura é o mais indicado, pois assim se preservam todos os seus nutrientes.

A casca da Atemoia pode ser usada para fazer geleia, compota ou doce, para aproveitamento alimentar de suas fibras e minerais e, as sementes, ricas em ácidos graxos essenciais, podem ser incorporadas a iogurtes, salada de fruta, sorvetes ou até no arroz com feijão, após serem trituradas.

Cada 100 gramas da polpa da fruta Atemoia contêm:

Umidade – 71,5 %; sólidos solúveis totais – 18,7 (glicídios totais – 38,3); acidez total – 0,09%; fibras – mais de 4 g; proteínas – 1,3%; pectinas – 31,25%; rica em ferro – mais de 1 mg. ...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797