VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis
Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis

Matéria: Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma planta selvagem que cresce no Brasil, nas regiões de florestas tropicais costeiras ao redor das cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro e Santa Catarina. Plinia Edulis é o nome científico dela

Características da Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis

A arvore atinge 5 a 10 metros de altura, com copa densa e arredondada.

O tronco é liso, avermelhado e apresenta descamação da casca, formando placas finas e irregulares. As folhas são alongadas com 12 a 17 centímetros de comprimento, de cor verde-escura e não tem brilho.

As flores são pequenas, brancas, formadas diretamente no tronco e nos ramos de maneira semelhante à jabuticabeira. As flores são h
rmafroditas, pois têm os dois sexos na mesma flor e autoférteis.

Como plantar e cultivar a Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis

O solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. O Cambucá é muito exigente a água, preferindo solos úmidos.

Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 6 x6 m. Adicione a cova 1kg de calcário e1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses se faltar água. Depois providencie uma mangueirinha com gotejamento nas épocas em que não chove e principalmente na época da florada e frutificação.

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou estiverem cruzando a copa interior que precisa estar bem arejada para frutificar. Adubar com composto orgânico, pode ser (6litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano.

Como propagar a Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis

Sementes arredondadas, grandes, roxas e recalcitantes (perde o poder germinativo em 20 dias) germinam em 40 a 120 dias, as mudas crescem lentamente, apreciam ambiente sombreado para formação por no mínimo 2 anos antes do plantio. A frutificação inicia-se com 8 a 12 anos.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis

Tem o crescimento lento e muito resistente a baixas temperaturas (até -4 graus), vegeta bem em altitudes superiores a 500 m, embora frutifique no nível do mar no litoral onde o clima é quente e chuvoso.

Características, uso e valores nutricionais do Cambucá, o Fruto da Árvore Cambucazeiro – Plinia Edulis

A coloração do fruto é verde-amarelado, o tamanho é de 6 cm de diâmetro e sabor é agridoce. Cambucá sabor de fruta assemelhar combinação de manga e mamão.

O saboroso e suculento fruto do cambucá é consumido principalmente in natura de maneira semelhante à jabuticaba e é extremamente atrativa a várias espécies de pássaros e pequenos mamíferos.Tanto a polpa quanto a parte carnosa da casca ainda podem ser aproveitados no preparo de doces, sucos, sorvetes, geléias e licores.

Cada 100 gramas da fruta contém:

Calorias 66, Umidade 80,9 g, Proteínas 1,7 g, Acilgliceróis 15,0 g, Lipídeos 0,8 g, Fibras 7,4 g, Cálcio 21 mg, Fósforo 22 mg, Ferro 2,3 mg, Vitamina A 0,03 mg, Vitamina B1 0,04 mg, Vitamina B2 0,04 mg, Vitamina C 33 mg.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797