VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Amoreira Preta – Rubus SP
Amoreira-Preta – Rubus SP

Matéria: Árvore Amoreira Preta – Rubus SP

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É classificada como pertencente ao gênero Rubus, subgênero Eubatus, constituindo um grupo variado e complexo de plantas. É uma frutífera arbustiva, de pequeno a médio porte, não é bem certa, pois são tidas como plantações nativas da Ásia, em encostas mais baixas do Himalaia, da América do Norte e do Sul.

Características da Árvore Amoreira-Preta – Rubus SP

É uma planta arbustiva ornamental de belas e vistosas flores, é originária das Américas Central e do Sul e tem sido utilizada como cerca viva ou como árvore, em todo o mundo pela beleza de suas flores, aprecia para o seu desenvolvimento, sol pleno, calor e umidade regular, não sendo muito tolerante a geada.

omo plantar e cultivar a Árvore Amoreira-Preta – Rubus SP

Os primeiros frutos começam a surgir a partir de um ano e meio após o plantio. Em geral, o período de frutificação aqui ocorre entre setembro e novembro, apesar de depender da região onde a amoreira estiver plantada, indica-se o período entre abril e início de agosto, quando há disponibilidade de estacas oriundas da poda de inverno, plantas em estágio de maturação e repouso vegetativo, menor teor de umidade no solo e melhores condições para a brotação.

Como é uma planta rústica, a amoreira tem boa adaptação a diversos tipos de solo. Contudo, vai muito bem quando plantada em solos profundos e úmidos e não aceita os que são sujeitos ao encharcamento. Se as mudas não estiverem plantadas no local definitivo, o transplante deve ser feito quando atingirem uma altura de até 30 centímetros.

Entre cada muda se deve dar um espaçamento de no mínimo, meio metro. Na formação de árvores, pode-se utilizar medidas de 3 a 4 metros entre linhas.

Não há necessidade de ser muito elaborada a adubação para o plantio da amoreira, graças à rusticidade da planta. Pode ser um produto de composição padrão vendido em lojas de jardinagem, contendo húmus e fosfato. Irrigue a fruteira freqüentemente se as chuvas não forem suficientes para manter a umidade natural do solo. A poda é indicada para ser executada durante o inverno.

Como propagar a Árvore Amoreira-Preta – Rubus SP

Apesar da possibilidade de ocorrer germinação espontânea, quando as sementes são dispersas naturalmente no solo, o tipo de propagação adotado é o de estaquia.

Para formação de mudas, o plantio pode ser realizado em várias épocas do ano, desde que se tenha estacas com gemas maduras.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Amoreira-Preta – Rubus SP

Um clima Frio e úmido é o ideal para o desenvolvimento da amoreira, planta que gosta de clima temperado subtropical e temperatura entre 24 ºC e 28 ºC.

Características, uso e valores nutricionais da Amora, o Fruto da Árvore Amoreira-Preta – Rubus SP

O fruto verdadeiro da amoreira é denominado de minidrupa ou drupete, no qual existe uma pequena semente, sendo que a sua junção forma o que é chamado de fruto agregado.

Podem ser consumidas de outras formas, como geléias, suco, sorvete e yogurtes e como matéria-prima para a elaboração de geléia, calda, polpa para sorvete, suco, licor e corante natural.
A amora é ainda utilizada como alimento para o bicho-da-seda produzir o casulo, do qual se extrai o fio de seda, as folhas da amoreira também têm utilidade comercial.

A safra de amora-preta é concentrada em alguns meses do ano, especialmente de novembro a dezembro. O fruto é considerado antiinflamatório, antioxidante, cicatrizante e bom para curar diarréias, enquanto as folhas são tidas como remédio caseiro para o tratamento de osteoporose e cólicas menstruais.

Se desidratar e moer a amora, é possível fazer uma farinha rica em vitaminas, sais minerais e fibras que ajuda no emagrecimento, diminui o colesterol e melhora o trânsito intestinal.
A amora-preta in natura é altamente nutritiva. Contêm 85% de água, 10% de carboidratos, com elevado conteúdo de minerais...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797