VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa
Árvore Jaracatiazeiro

Matéria: Árvore Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Originária da Mata Atlântica, a distribuição do Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa - abrange os estados desde Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Outros nomes populares: Mamoeiro-bravo, Mamoeiro-do-mato, Mamãozinho, Mamuí.

Características da Árvore Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa

É uma árvore nativa das matas da região Centro-Sul e Norte do Brasil e não é cultivada comercialmente.

É uma Árvore de grande porte podendo atingir 20 m de altura, tronco e ramos armados de espinhos, casca rugosa. Folhas compostas por 5 a 8 folíolos. Flores esverdeadas, pequenas, que surgem de setembro a outubro.

Como plantar e cultivar a Árvore Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa

É planta de crescimento rápido, aprecia solos profundos e ricos em matéria orgânica, resiste a baixas temperaturas (até ? 1 graus), vegeta desde o nível do mar até 2.000 m de altitude. Visto existirem pés machos (improdutivos) e fêmeas (produtivas) convém plantar no mínimo 3 indivíduos.

Espaçamento entre arvores 6×6 m, cresce bem em pleno sol, como em bosques sombreados. As covas devem conter 40% de matéria orgânica e pH neutro, conseguido com a incorporação de 3 kg de calcário por cova, 2 meses antes do plantio.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa

É uma planta de clima tropical, quente e úmido, não tolera frio intenso, nem geadas.

A planta requer ainda boa luminosidade (mínimo de 2.000 horas luz/ano) e umidade relativa do ar em torno de 80%.

Como adubar ou fertilizar a Árvore Jaracatiazeiro

A planta não requer podas. A adubação com composto orgânico é suficiente, pode ser (6 litros) cama de frango ou composto orgânico + 50 gramas de N-P-K 10-10-10, dobrando essa quantia até o terceiro ano após o plantio, distribuindo-os em círculos a 50 cm de distancia do tronco.

Características do Fruto do Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa

Seus frutos são ovalados ou piriformes, lactescentes e, ao amadurecerem, tornam-se amarelos a alaranjados. São semelhantes em forma e cor ao mamão papaya, mas seu sabor é algo entre o maracujá e a manga. O tronco e as frutas contêm um leite como o mamão. Tal leite é presente mesmo nos frutos maduros e pode queimar a língua e lábios de pessoas mais sensíveis, quando consumidos in natura.

Os frutos bem maduros são comestíveis ao natural e os frutos verdes e o tronco podem ser usados no preparo de doces. A extração total ou parcial do tronco do jaracatiá para o preparo de doce contribuiu para o quase desaparecimento dessa espécie no interior do Brasil. Por isso atualmente poucas pessoas conhecem a árvore e seus frutos.

Propagação da Árvore Jaracatiazeiro - Jacaratia Spinosa

As sementes são pequenas e germinam em 30 a 40 dias sob ambiente sombreado e 50% delas entram em dormência germinando só no fim da primavera. As mudas crescem rápido e começam a frutificar com 4 a 6 anos de idade, dependendo da adubação e condições climáticas.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797