VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Caramboleira
Árvore Caramboleira

Matéria: Árvore Caramboleira

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É uma árvore, cujo fruto é a Carambola, é uma árvore ornamental frutífera de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Com o nome científico de Averrhoa carambola, a Caramboleira tem folhas e flores pequenas.

É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. É originária da Índia, sendo muito conhecida na China.

Características da Árvore Caramboleira

É considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida essencialmente em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas. Começa a produzir frutos em torno de quatro anos de existência, dando em média duzentos frutos, podendo durar de cinquenta a setenta
anos.

Como plantar e cultivar a Árvore Caramboleira

Deve ser cultivada a sol pleno, em solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Adicione uma parte de terra, uma de areia e duas de esterco de vaca bem curtido.
Ao semear, não afunde as sementes mais do que 2 cm de profundidade, caso contrário elas acabarão apodrecendo antes de se desenvolver.

Quando transplantada para o local definitivo deve se colocar 300 gramas de calcário dolomítico no fundo da cova, fazendo um leito para as raízes. Por cima dele, jogue uma camada de esterco e outra de terra e só então posicione o torrão de raízes, cobrindo em volta com mais terra adubada. Cada muda jovem precisa de uma cova de pelo menos 40 cm de profundidade, distante 4 metros de outra árvore.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Caramboleira

– É uma planta de clima tropical, quente e úmido, não tolera frio intenso, nem geadas.

– A temperatura média ideal deve girar em torno dos 25ºC. Com nível pluviométrico acima dos 1.000 mm anuais (bem distribuídos).

– A planta requer ainda boa luminosidade (mínimo de 2.000 horas luz/ano) e umidade relativa do ar em torno de 80%.

Como adubar ou fertilizar a Árvore Caramboleira

Fertilize árvores jovens a cada 30 ou 60 dias com 250 g de fertilizante. Use um fertilizante com uma quantidade de NPK (nitrogênio, fósforo, potássio) de 6-2-6.

Características do Fruto da Caramboleira e os valores nutricionais

A fruta parece uma estrela quando cortada e tem cinco gomos.

De sabor agridoce, com coloração variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A, C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido à grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite.

Seu suco pode ser usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca é utilizada como antidisentérico, por possuir alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.

Propagação da Árvore Caramboleira

– A propagação geralmente é feita através de sementes, mas também é possível fazer pelo método dar Alporquia.

– Selecionar sementes de plantas vigorosas, saudáveis, produtivas, precoces, sem qualquer vestígio de doenças e ou infestação de pragas.

– As sementes deverão ser plantadas em vasinhos com solo rico em material orgânico.

– O solo para os vasinhos deverá ser um preparo de terra rica em material orgânico adicionado esterco de curral bem curtido, na proporção de 3:1.

– Outra opção é: plantar as sementes em canteiros (tipo sementeiras), para depois transplantá-las em vasinhos (quando a planta atingir aproximadamente 5 cm de altura).

– Manter as mudas no sombreamento dos viveiros até a planta atingir um altura média de trinta centímetros.

– Aclimatar gradativamente as plantas ao sol, antes de serem levadas para seus locais definitivos.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797