VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Jabuticabeira
Árvore Jabuticabeira

Matéria: Árvore Jabuticabeira

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Seu nome científio é Plinia cauliflora. É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomares domésticos.

Características da Árvore Jabuticabeira

É uma Frutífera que exige sol de moderado a pleno. Chega até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro. As folhas, simples, têm até sete centímetros de comprimento.

Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores e os frutos crescem em aglomerados no tronco e ramos.

Como cultivar a Árvore Jabuticabeira

O cultivo
de enxertos é mais simples que desde a semente.

Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa e vivem menos tempo, embora produzam mais jovens. A taxa de germinação das sementes de jabuticaba é baixa, e a planta jovem precisa ser mantida em ambiente semissombreado nos primeiros meses de vida. É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos.

Entre safras, é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter o solo úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa cheia de água com um furo na base ao lado do tronco. Porém, regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita. O melhor momento para colher ocorre quando os frutos estão bem maduros, pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces eles serão.

A floração da Jabuticabeira ocorre duas vezes ao ano, geralmente de julho a agosto e de novembro a dezembro, com os frutos amadurecendo entre agosto e setembro e de janeiro a fevereiro. Quando a planta é obtida por semente a primeira produção tem início após um período de 8 a 12 anos. Em condições de clima ideal podem ocorrer até 5 floradas. Sementes de frutos imaturos podem germinar com 15 a 17 dias.

A jabuticabeira vegeta bem em solos muito diversos, preferindo os sílico – argilosos e argilo – silicosos, profundos, férteis e bem drenados. Desenvolve-se bem em solos ricos, com bom suprimento de água durante o ano todo.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Jabuticabeira

A jabuticabeira, apesar de subtropical por sua origem, se adapta também ao clima tropical e tolera geada de curta duração.

Como adubar a Árvore Jabuticabeira

A adubação de produção das jabuticabeiras deve conter esterco curtido, torta de mamona, farinha de ossos e húmus de minhoca todo ano.

O Fruto da Jabuticaba e os valores nutricionais

Estão presentes, na polpa do fruto da Jabuticabeira: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul-arroxeada da jabuticaba. No reino vegetal, a cor da jabuticaba é devido à presença de antocianina, serve para atrair os passarinhos. Isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie.

Para a medicina, o interesse nas antocianinas é outro: elas têm uma potente ação antioxidante, ou seja, ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres.

Como a maior concentração de antocianinas está na casca da jabuticaba, é recomendável batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias.

Propagação da Árvore Jabuticabeira

A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas, para armazená-las, é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797