VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Jaqueira
Árvore Jaqueira

Matéria: Árvore Jaqueira

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É nativa no sul e sudoeste da Ásia e se acredita que é originária da Índia. A Jaca atualmente é cultivada, bem como se desenvolve espontaneamente, em vários países tropicais de diversas partes do mundo.

No Brasil e em grande parte da América tropical ocorre a incidência da Artocarpus Interglifolia, a jaqueira.

Características da Árvore Jaqueira

Artocarpus heterophyllus, vulgarmente conhecida como jaqueira, é uma árvore tropical cujo fruto é conhecido como jaca.

Árvore perenifólia, lactescente, de cerca de vinte metros de altura, provida de copa mais ou menos piramidal e densa, com tronco robusto, de 30 a 60 centímetros de diâmetro, revestido por casca espessa.
Folhas simples, alternas, inteiras (lobadas apenas nos indivíduos jovens), afixadas aos ramos através de um curto pecíolo de cerca de um centímetro de comprimento.

Planta cauliflora e monoica, ou seja, as flores masculinas e femininas estão separadas em diferentes inflorescências na mesma planta. As flores masculinas estão agrupadas em espigas claviformes e as femininas em espigas compactas.

Como plantar a Árvore Jaqueira

A propagação da jaqueira pode dar-se via vegetativa - borbulhia em janela aberta e encostia (produzem mudas para plantios comerciais) e via sexuada (utilizando-se de sementes).

Formação de mudas via sementes:

Sementes - os frutos fornecedores das sementes devem ser obtidos de árvores precoces, vigorosas, sadias e de boa produção; as sementes devem ser retiradas do fruto e mergulhadas em água fria por 24 horas e semeadas, a seguir (baixa viabilidade).

Recipientes: podem ser sacos de polietileno preto, dimensões 20 cm. x 30 cm. , cheios com mistura de terra areno-argilosa ou terra de mata (3 partes) e esterco de curral bem curtido (1 parte). Os sacos podem ser colocados em fileiras duplas espaçadas de 60–80 cm.
E o viveiro deve ser coberto com folhas de palmeiras para proporcionar, inicialmente, 50% de sombra; à medida que as mudas se desenvolvem vai-se permitindo entrada de mais luz.
O semeio é feito colocando-se 2 a 3 sementes, em posição horizontal, a 3 a 5 cm. de profundidade; quando as mudinhas tiverem 5cm de altura, efetuar o desbaste deixando a mais vigorosa. Alcançando de 15cm a 20cm de altura a muda estará apta a ser plantada em local definitivo. As irrigações devem ser feitas sem excessos.

A jaqueira não necessita de muita água, mas não pode ter sombra de outras árvores para se desenvolver.

O Fruto da Jaca e os valores nutricionais

O fruto é um sincarpo de forma ovalada originada do desenvolvimento da inflorescência feminina.

Estes nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até dez quilogramas e medir até quarenta centímetros de comprimento. A literatura cita pesos (acima de 30 quilogramas) e tamanhos muito maiores, contudo nunca encontramos no país frutos maiores que isso.

A parte comestível da jaca são os frutículos encontrados no interior dos grandes sincarpos, em grande número, ultrapassando a centena. Estes nada mais são do que o desenvolvimento dos ovários das flores, constituindo os bagos, de cor amarelada, envoltos por uma camada grudenta, sabor doce e cheiro forte e característico, reconhecível a longa distância. Os bagos podem ser de consistência um pouco endurecida ou totalmente mole, daí a distinção de duas variedades muito conhecidas e denominadas popularmente de jaca-mole e jaca-dura.

100 gramas de Jaca contém:

87.9kcal=369, Carboidratos 22,5g, Proteínas 1,4g, Gorduras saturadas 0,1g, Gorduras monoinsaturadas 0,1g, Fibra alimentar 2,4g, Fibras solúveis 0,1g, Cálcio 11,3mg, Vitamina C 14,8mg, Piridoxina B6 0,1mg, Tiamina B1 0,1mg, Fósforo 13,9mg, Manganês 0,5mg, Magnésio 40,1mg, Lipídios 0,3g, Ferro 0,4mg, Potássio 233,8mg, Cobre 0,1ug, Zinco 0,2mg, Sódio 1,8mg.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797