VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Pessegueiro
Árvore Pessegueiro

Matéria: Árvore Pessegueiro

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É nativo da China e sul da Ásia, suas folhas são alternas e serreadas, as flores roxas e drupas pubescente. Foi introduzido em 1532 por Martim Afonso de Sousa que trouxe mudas da ilha da Madeira e as plantou na capitânia de São Vicente; atual estado de São Paulo.

Características da Árvore Pessegueiro

As flores são comestíveis e tem propriedades aperitivas e digestivas. Possui inúmeras variedades hortícolas. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave. O Pessegueiro - Prunus pérsica - é uma árvore frutífera de onde nasce o fruto pêssego.

Como cultivar a Árvore Pessegueiro

Os pessegueiros crescem bem e
uma extensão bastante limitada de lugares, já que exigem temperaturas bem frias (chilling requirement), que em geral não ocorrem em áreas tropicais de baixas altitudes. Em países de latitudes tropicais e equatoriais, tais como Equador, Colômbia, Etiópia, Índia e Nepal, só crescem em locais de maior altitude, onde existem condições de maior frio em alguma época do ano.

As variedades mais comuns de pêssego começam a frutificar no terceiro ano após o plantio, e tem uma longevidade aproximada de 12 anos. Muitas variedades requerem aproximadamente 600 a mil horas de temperaturas mais frias; variedades com exigência de 250 horas (10 dias) de frio ou menos tem sido desenvolvidas, possibilitando a produção da espécie em climas mais quentes.

Durante o inverno, reações químicas essenciais ocorrem antes de a planta começar a crescer novamente. Terminada a estação mais fria, a planta inicia o período de quiescência, o segundo tipo de dormência. Durante a quiescência, os botões florescem e crescem, à medida que calor suficiente se acumula, favorecendo o crescimento. A quiescência é a fase de dormência entre a satisfação das necessidades de friagem e o começo do crescimento dos pêssegos.

Clima ideal para o cultivo da Árvore Pessegueiro

Os pessegueiros podem tolerar temperaturas negativas em torno de -26 a -30 °C, ainda que a florada seja perdida a essas temperaturas, inviabilizando a colheita de frutas no verão. A perda da florada começa em temperaturas entre -15 a -25 °C, dependendo da variedade cultivada (algumas são mais tolerantes ao frio que outras) e do tempo de exposição ao frio intenso.

Certas variedades são mais delicadas, e outras podem tolerar temperaturas mais baixas. Ademais, calor intenso de verão é necessário para maturar a colheita, com temperaturas médias do mês mais quente entre 20 e 30 °C. Outra questão problemática em muitas áreas de cultivo da espécie é a geada de primavera. Os pessegueiros tendem a florescer no início da primavera. Os botões freqüentemente podem ser danificados ou eliminados por geadas; tipicamente, se as temperaturas caem abaixo de -4 °C, muitas flores são perdidas. Entretanto, se as flores não estiverem totalmente abertas, podem tolerar até alguns graus a menos.

Como plantar a Árvore Pessegueiro

• Faça covas 60 x 60 x 60 centímetros. Elas devem ser estercadas e adubadas antes do plantio.
• Escolha locais onde a temperatura no verão é alta de dia e amena à noite, há boa intensidade de luz, pouco vento e bom suprimento de água.
• Faça análise do solo em três profundidades, de zero a 20 centímetros, de 20 a 40, e de 40 a 60. Neutralize a acidez com calcário, três meses antes do cultivo;
• Após a correção introduza duas fontes de fósforo: de liberação lenta e rápida. Coloque o mais profundo possível o dobro da quantidade do material indicado na análise. Prepare o terreno com uma subsolagem de 60 centímetros.
• Alinhe o plantio em nível ou ligeiramente em desnível, para aproveitar o sistema de irrigação e infiltração da água das chuvas. Antes do cultivo, levante uma leira com 20 centímetros de altura, para impedir erosão.
• Escolha mudas que apresentem de três a quatro brotaç...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797