VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas Carnívoras / Como estratificar e germinar sementes de plantas carnívoras
Como estratificar e germinar sementes de plantas carnívoras

Matéria: Como estratificar e germinar sementes de plantas carnívoras

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Embora muitas sementes de plantas carnívoras germinem dentro de 3-4 semanas, as sementes de plantas carnívoras frias e resistentes germinam após 3 a 6 meses! Muitas plantas carnívoras nativas dos EUA produzem suas sementes no início do outono, logo antes da primeira geada da estação. Se essas sementes germinassem cedo demais, as mudas jovens certamente morreriam porque não teriam tempo para se aclimatar totalmente ao clima de inverno. Para evitar que isso aconteça, essas sementes contêm enzimas que os impedem de germinar antes do início do inverno.

Para germinar sementes de plantas carnívoras, você deve expô-las a condições de umidade fria para desativar as enzimas. Quando
a enzima é desativada, as sementes germinam quando a temperatura volta a aquecer. Este processo de preparação de sementes para germinação é chamado de estratificação. As sementes que requerem estratificação incluem:

• Todas as espécies de Sarracenia
• Darlingtonia californica
• Drosera anglica
• Drosera rotundifolia
• Drosera intermedia
• Drosera filiformis

Sem estratificação, a taxa de germinação não seria superior a 10%. Com a estratificação, a taxa de germinação aumentaria para 80-100%. Naturalmente, isso dependerá da espécie. Algumas espécies têm excelentes taxas de germinação, como a Darlingtonia californica . Outras espécies têm baixas taxas de germinação, como a Sarracenia purpurea , mesmo com estratificação adequada.

Existem duas maneiras de estratificar as sementes de plantas carnívoras. O primeiro método é de longe o mais fácil e tem menos riscos. Segue o ritmo natural das estações. Essencialmente, você semeia suas sementes no outono e procura mudas na primavera. Use este método se você mora nas zonas 9 ou mais frias.

O segundo método para estratificar sementes de plantas carnívoras é melhor usado se você precisar germinar suas sementes durante o período de entressafra, como a primavera eo verão, quando estiver quente demais para uma estratificação adequada.

Como estratificar e germinar sementes de plantas carnívoras ao ar livre.


1. Colher suas sementes quando os seedpods estiverem maduros. Se você comprar suas sementes de um viveiro, pergunte ao berçário quando as sementes foram colhidas. Idealmente, você quer sementes que não tenham mais de 6 meses de idade. Se tiverem mais de 6 meses de idade, certifique-se de que as sementes foram armazenadas em refrigeradores. Sob refrigeração, as sementes podem durar anos.

2. No outono ou início do inverno, semeie suas sementes em uma mistura de solo padrão de 1 parte de turfa e 1 parte de perlita. Evite encobrir suas sementes com o solo. Simplesmente polvilhe-os no solo e pressione-os firmemente com os dedos. (Para as zonas 9 ou mais frias, faça isso no início de janeiro.)

3. Coloque seu pote de sementes ao ar livre em uma bandeja de água. Defina o pote em uma bandeja de água. Durante os meses de inverno, certifique-se de que há sempre água na bandeja. A chuva e a neve criarão as condições frias e úmidas necessárias para a germinação na primavera. Proteja sua panela se as temperaturas ficarem abaixo de -7 ° C.

4. No início do verão procure pequenas mudas.

Como estratificar e germinar sementes de plantas carnívoras na geladeira.



1. Coloque uma toalha de papel sobre uma mesa. Coloque suas sementes no centro da toalha de papel e espalhe-as uniformemente.

2. Para evitar infecções fúngicas, pulverize suas sementes com um fungicida. Tanto um fungicida à base de enxofre como o Neem funcionarão. Evite fungicidas à base de minerais.

3. Com cuidado, envolva suas sementes na toalha de papel. Não os envolva demais porque você quer ver as sementes através da toalha de papel quando a segura na luz.

4. A toalha de papel ficará ligeiramente úmida do fungicida, mas você precisará ter certeza de que está úmida durante todo o tempo. Dunk as semente...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797