Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas Carnívoras / Planta Carnívora – Nepenthes Rajah
Planta Carnívora – Nepenthes Rajah

Matéria: Planta Carnívora – Nepenthes Rajah

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma planta jarro que cresce de forma trepadeira, tem uma distribuição muito localizada, sendo restrita ao Monte Kinabalu e ao vizinho Monte Tambuyukon, ambos localizados no Parque Nacional de Kinabalu, Sabah, no Bornéu da Malásia.

O Monte Kinabalu tem 4095,2 metros de altitude, é de longe a montanha mais alta da ilha de Bornéu e um dos picos mais altos do sudeste asiático. As encostas mais baixas da montanha são compostas principalmente de arenito e xisto, se formou de areia e lama marinhas há cerca de 35 milhões de anos.

A rocha ultramáfica - serpentina intrusiva foi erguida com o núcleo do batólito e forma um colar ao redor da montanha. É nestes solos ultramáficos
ue a flora do Monte Kinabalu exibe os maiores níveis de endemismo e muitas das espécies mais raras da área podem ser encontradas ali.

Características da Planta Carnívora – Nepenthes Rajah

Como praticamente todas as espécies do gênero, é uma trepadeira. O caule geralmente cresce ao longo do solo, mas tentará subir sempre que entrar em contato com um objeto que possa suportá-lo. O caule é relativamente espesso e menor que 30 mm, podendo atingir até 6 metros de comprimento, embora raramente exceda 3 metros.

As folhas desta espécie são muito distintas e alcançam um tamanho grande. Eles são de textura de couro com uma margem externa ondulada. As folhas são caracteristicamente peladas, em que a gavinha se une à lâmina na parte inferior, antes do ápice. Esta característica é mais pronunciada nesta espécie do que em qualquer outra espécie de Nepenthes, com exceção de Nepenthes Clipeata.

Nepenthes Rajah, como a maioria das espécies do gênero, produz dois tipos distintos de armadilhas. Jarros inferiores ou terrestres são os mais comuns. Estes são muito grandes, ricamente coloridos e ovóides em forma. Nos jarros inferiores, a fixação da gavinha ocorre na frente do copo do jarro em relação ao peristomo e às asas. As amostras excepcionais podem ter mais de 40 cm de comprimento e conter 3,5 litros de água e mais de 2,5 litros de líquido digestivo, embora a maioria não exceda 200 ml.

Ela parece florescer em qualquer época do ano. As flores são produzidas em grande número em inflorescências que surgem do ápice do caule principal, produzindo uma inflorescência muito grande que pode ter 80 cm e, às vezes, até 120 cm de altura.

O sistema radicular nela é notavelmente extenso, embora seja relativamente raso como na maioria das espécies de Nepenthes.

A planta carnívora Nepenthes Rajah desenvolveu uma relação mutualista com os monteshows montanheses - Tupaia Montana - para coletar seus excrementos. O interior da tampa refletida emana um doce néctar, á medida que se alimenta, o treeshrew defeca aparentemente como um método de marcar seu território de alimentação. Acredita-se que, em troca do fornecimento de néctar, as fezes forneçam a
Nepenthes Rajah a maior parte do nitrogênio necessário.

Nem todas as interações entre o Nepenthes e a fauna são benéficas para a planta. O Nepenthes Rajah é às vezes atacado por insetos que se alimentam de suas folhas e danificam partes substanciais da lâmina. Além disso, macacos e tártaros são conhecidos por ocasionalmente rasgar jarros abertos para se alimentar de seus conteúdos.

Como cultivar a Planta Carnívora – Nepenthes Rajah

Nepenthes rajá sempre foi considerado uma das espécies de Nepenthes mais difíceis de cultivar. No entanto, nos últimos anos, tornou-se evidente que a planta pode não ser merecedora de sua reputação.

O substrato ideal para o cultivo da Planta Carnívora – Nepenthes Rajah

O musgo esfagno puro de fibra longa é um excelente meio de envasamento, embora combinações envolvendo qualquer uma das seguintes - turfa, perlita, vermiculita, areia, rocha de lava, pedra-pomes, fibra de Osmunda, casca de orquídea e carvão vegetal - possam ser usadas com igual sucesso. O meio de envasa...

Ir para a página:


Fale Conosco
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797