VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas Carnívoras / Planta Carnívora - Nepenthes Murudensis
Planta Carnívora - Nepenthes Murudensis

Matéria: Planta Carnívora - Nepenthes Murudensis

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é endêmico da área de cúpula do Monte Murud em Sarawak, Bornéu, e é a única espécie de Nepenthes endêmica das Terras Altas de Kelabit. Tem uma distribuição altitudinal de 2.000 a 2.423 metros acima do nível do mar. Acredita-se que suas duas espécies originais sejam Nepenthes Reinwardtiana e Nepenthes Tentaculata.

O habitat típico desta espécie consiste em arbustos de montanhismo e vegetação de montículo, que raramente excede 1,5 m de altura. A espécie também ocorre na floresta de musgo.

Nepenthes Murudensis é uma planta carnívora trepadeira. A haste pode atingir um comprimento de 5 me tem até 5 mm de largura. Internodes são triangulares em seção transversal
até 10 cm de comprimento.

As folhas são coriáceas e adadas. A lâmina é oblongo-elíptica e atinge 12 cm de comprimento por 4 cm de largura. O ápice da lâmina é arredondado-obtuso e a base é decorrente por até 2 cm.

As Rosetas nesta espécie e os jarros inferiores são ovóides na porção basal, tornando-se subcilíndricos acima. Eles chegam a 20 cm de altura e 5 cm de largura. Um par de asas com franjas menor que 6 mm de largura passa pela frente do jarro. A zona cerosa da superfície interna é bem desenvolvida.

As jarras superiores são semelhantes às suas contrapartes inferiores, mas diferem em serem mais cilíndricas e alongadas. Eles também são maiores, crescendo até 30 cm de altura. As asas são reduzidas a um par de costelas proeminentes nas jarras superiores.

Tanto os jarros inferiores quanto os superiores têm uma zona cerosa excepcionalmente longa, que no segundo se estende por até três quartos ou mais do comprimento do jarro.

A Planta Carnívora - Nepenthes Murudensis tem uma inflorescência racemosa, com inflorescências masculinas e femininas diferindo pouco na estrutura. É muito compacto: o pedúnculo atinge 3 cm de comprimento e 7 mm de diâmetro, enquanto a espinha pode ter até 6 cm de comprimento. Os pedicelos são de uma flor, bracteolate e até 7 mm de comprimento. Sépalas são elípticas e até 5 mm de comprimento.

Nepenthes murudensis não possui híbridos naturais conhecidos. Duas espécies de sapos verdadeiros do Monte Murud, Pelophryne linanitensis e Pelophryne murudensis, são simpátricos a Nepenthes Murudensis e podem se reproduzir em seus arremessadores.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797