Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Orquídea Cattleya lueddemanniana
Cattleya lueddemanniana

Matéria: Orquídea Cattleya lueddemanniana

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é nativa da região norte da Venezuela, que fica próxima ao litoral.
Na Venezuela essa orquídea é comumente conhecida como Flor de Maio e Speciosa.
É uma Espécie de médio porte, quando adulta atinge altura de 30 cm; as folhas são estreitas com tamanho médio.
Depois de germinada essa espécie podem atingir a fase adulta no período de três anos.
Venezuela, notadamente na faixa costeira, na parte baixa das colinas, em arbustos, em altitudes de 0 a 500 metros.

Características da Orquídea Cattleya lueddemanniana

Apresenta pseudobulbos cilíndricos, sendo unifoliar, com folha apical, coriácea, ereta e oblonga, de cor verde acinzentada, com floração advinda de espata
verde de pseudobulbo maduro.

Folhas da Orquídea Cattleya lueddemanniana

folha oblongo-lanceolada, coriácea, e bem rígidas ao envelhecer, com mais ou menos 20 centímetros de comprimento e 6 centímetros de largura.
Uma particularidade da espécie, é que a emissão de raízes, em sua maioria, se dá apenas após a floração, onde a planta floresce em bulbo novo e sem raízes.

Flores da Orquídea Cattleya lueddemanniana

Ocorre no final do verão e começo do outono, as flores apresentam um perfume forte, são grandes e exuberantes, podendo chegar de 16 a 20 cm de diâmetro; com haste floral de 16 cm de envergadura e tonalidades variadas num belo formato, portando de 2 a 5 flores por haste floral, sendo sua durabilidade de aproximadamente 15 dias. São essas as características que contribuem para a Orquídea Cattleya lueddemanniana ser a preferida dos colecionadores que a chamam de Queridinha.
As variedades da Orquídea Cattleya lueddemanniana são; Alba, Semi-Alba, Semi-Alba Delicada, Coerulea, Concolor, Flammea, Rósea, Tipo e Rubra.
No Brasil, Sua época de desabrochar com maior intensidade é nos meses de agosto a outubro. Os Orquidófilos asseguram que quando vegeta sob um regime de forte adubação, pode lançar flores mais de uma vez no ano.
A flor tem um agradável perfume adocicado, as de cores Róseas Tipo e Rubra o aroma é mais intenso.

Cultivo e cuidados com a Orquídea Cattleya lueddemanniana

Clima

Nas regiões tropicais, elas se adaptam bem, mas, tem que protege las, não coloque a orquídea no lado onde bate o vento frio.

Luminosidade

elas tem que estar em locais bem arejados, boa luminosidade, bem nutridas, umidade adequada, isso contribuem para evitar pragas e doenças como; pulgões, fungos, cochonilhas e bactérias que atacam matando a planta.

Regas

Sempre é conveniente diminuir a rega durante o inverno, estação na qual ela levemente descansa.

Solo Ideal para a Orquídea Cattleya lueddemanniana

Planta bem rústica e de fácil cultivo, principalmente se cultivada em locais quentes e com bastante luminosidade. A Orquídea Cattleya lueddemanniana tolera bem os vários tipos de substratos oferecidos, principalmente os que tenham maior aeração, como é o caso das cascas de pínus e peroba, ou mesmo a fibra de xaxim bem lavada. Elas se adaptam bem em placas de madeira sem tanino.
Se forem plantadas em cachepot de madeira, coloque drenagem com 20% de britas no fundo. Os substratos podem ser em quantias iguais; casca de pinos, pedaços pequenos de carvão vegetal de eucalipto, fibras de coco, casca do coco de macadâmia, pedaços bem pequenos de madeira sem tanino.

A adubação também é essencial para garantir o desenvolvimento equilibrado. Nos primeiros anos de vida da planta, antes de atingir a fase adulta, recomendo aplicação de NPK 30-20-20 para beneficiar o crescimento e enraizamento. Ela pode ser feita semanalmente ou em período mais longos, conforme a dosagem do produto. Na fase adulta, é importante fazer a adubação com NPK 20-20-20 semanalmente ou a cada dez dias. Seguir as instruções do fabricante é sempre mais seguro.


Fale Conosco
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797