VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Orquídea Cattleya Dowiana
Cattleya Dowiana

Matéria: Orquídea Cattleya Dowiana

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma espécie encontrada geralmente na Costa Rica e no Panamá nas copas das árvores na costa caribenha e montanhas a partir de elevações de 250 a 2500 metros acima do nível do mar, em pontos onde a brisa sopra constante, com noites frias e sol quente durante o dia.

A Orquídea Cattleya Dowiana representa uma espécie emblemática para o município de Turrialba (Costa Rica), onde são conhecidos os espécimes que são capazes de produzir mais de oito hastes florais na mesma ocasião e atingem um número superior a 100 folhas.

É uma planta muito comum e tradicional em coleções de orquídeas de habitantes da região. É um emblema e símbolo de Turrialba na Costa Rica, uma imag
m dela adorna o brasão municipal.

Características da Orquídea Cattleya Dowiana

é uma espécie de orquídea epifita pertencente ao do género de Cattleya.

Esta planta é conhecida como a rainha das orquídeas, então, este título atraiu a atenção de muitos fãs para o cultivo de orquídeas.

O nome comum que foi dado a esta planta é Guaria de Turrialba, no entanto este termo é sempre reduzido a Guaria Turrialba de forma coloquial pelos habitantes da região.

Folhas da Orquídea Cattleya Dowiana

É uma orquídea hábitos de médio porte epífitas com pseudobulbos 8 a 20 cm com diferentes costelas quando ele é muito seco, parcialmente escondido quando jovem, com bainhas papiráceas basais que são triturados com a idade e uma única folha, carnuda, oblongo-elípticas, Verde claro, conduzido e apical.

Flores da Orquídea Cattleya Dowiana

Ela floresce no final do verão e no outono em uma inflorescência terminal de 12,5 cm de comprimento, com 1-5 flores surgidas em um pseudobulbo maduro com flores curtas, muito vistosas e perfumadas. A subespécie aurea é produzida na Colômbia e possui as maiores flores com maior intensidade de coloração. É muito semelhante a Cattleya aureada Colômbia, exceto pela localização geográfica e flores com veia menos intrincada no lábio. 2 As flores duram aproximadamente uma semana, e são fortemente perfumadas de forma semelhante ao aroma de baunilha.

Cultivo e cuidados com a Orquídea Cattleya Dowiana

Clima ideal para a Orquídea Cattleya Dowiana

Esta espécie prefere temperaturas não inferiores a 15ºC à noite e em torno de 30ºC durante o dia, e umidade relativa do ar em torno de 70-80%. Em regiões muito fria com invernos rigorosos, há um pouco de dificuladade no cultivo.

Regas

O substrato das plantas replantadas deve ser irrigado quando estiver seco. As folhas podem ser borrifadas diariamente. Convém acrescentar adubo foliar na água, a cada quinze dias, na dosagem recomendada pelo fabricante do adubo.

Curiosidades sobre orquídeas

Tradicionalmente, as orquídeas têm sido utilizadas por diferentes povos para fins ornamentais e medicinais. Os chineses foram os primeiros a cultivá-los desde aproximadamente, o ano 500 a. Mais tarde, no século V, os gregos os usavam como plantas medicinais.

Na América, os astecas os usavam como plantas medicinais, especiarias, alimentares e ornamentais. 87 Uma das orquídeas usadas por este povo era a popular baunilha (tlilxóchitl em náhuatl, nome científico, Vanilla planifolia), usada para saborear chocolate, 88E levado à Europa pelos conquistadores espanhóis no início do século XVI e de lá para regiões tropicais como Madagascar. Este país tornou-se o primeiro produtor no mundo deste tempero, usado como aromatizante e saboroso em todo o mundo.

Cultivo Ornamental da Orquídea Cattleya Dowiana

Devido ao seu grande apelo ornamental, sofreu a extração indiscriminada de seus indivíduos da floresta, inicialmente por indígenas da região, contratados por expedicionistas europeus que procuravam a planta em venda nos últimos séculos, o que levou quase o desaparecimento de suas populações. Atualmente, devido ao comércio ilegal de plantas selvagens, está ...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797